Boletim Ciência Macaé

Normas para publicação

Diretrizes para autores:

Categorias para submissão:

Nota Técnica: é um trabalho sumário podendo constituir-se de: apresentação de resultados ainda parciais de pesquisa ou considerações técnicas sobre aspectos pouco explorados em relação à temática proposta pelo Boletim, devendo conter no máximo 5000 palavras.

Artigo original: resultado de investigação empírica que possa ser generalizado ou replicado. O texto deve conter no máximo 6.000 palavras.

Ensaio: análise crítica sobre tema específico de relevância e interesse para a conjuntura das políticas públicas no cenário de enfrentamento da COVID-19. O texto deve conter no máximo 7.000 palavras.

Revisão sistemática ou integrativa: revisões críticas da literatura sobre o tema. A revisão sistemática sintetiza rigorosamente pesquisas relacionadas com uma questão. A integrativa fornece informações mais amplas sobre o assunto. O texto deve conter no máximo 8.000 palavras.

Artigo de opinião: é um artigo elaborado com vistas à divulgação de opinião de especialista, baseado em fundamentações teóricas que discutam algum aspecto da temática proposta do Boletim, devendo conter tamanho máximo de 7.000 palavras.

Relato de experiência:
descrição de experiências que abordem contribuições relevantes para o tema da Edição do Boletim, contendo até 5.000 palavras.

Resenha: resenhas de livros de interesse para a área temática da edição do Boletim. Os textos deverão apresentar uma visão geral do conteúdo da obra, devendo conter ate? 1.200 palavras.

Observação¹: Para as categorias: Artigo original, Revisão sistemática ou integrativa e Relato de experiência; incluir breve resumo não-estruturado que deverá conter até 250 palavras, assim organizado: Introdução, Materiais e métodos, Resultados e Considerações finais. O corpo do texto deverá ser organizado nos seguintes tópicos: Introdução, Materiais e métodos, Resultados, Discussão e Considerações finais. Já as demais categorias não requerem a inclusão de resumo e deverão adotar organização textual coerente com a abordagem do autor.

Observação²: em todos os casos, o número máximo de palavras inclui apenas o corpo do artigo e referências. Não estando incluídos, título, resumo, palavras-chave, tabelas, quadros, figuras e gráficos.


Submissão:


1. Enviar o artigo de acordo com a formatação apresentada nas “Condições para submissão”, explicitada abaixo, através do link: https://forms.gle/jMVjQwyCKbfHCqvRA.

2. Prazos de submissão: Envio de artigos até 21/06.

3. Anexar a folha de rosto separadamente do arquivo do artigo

4. Anexar Termo de cessão de autoria (ver modelo em Apêndice I) devidamente preenchido e assinado por todos os autores do trabalho.


Condições para submissão:

• O texto a ser submetido deve ser inédito e original, em quaisquer veículos de divulgação;

• O texto deverá estar escrito em língua portuguesa;

• O número máximo de autores permitido por trabalho é de oito;

• A folha de rosto, que deverá ser anexada em documento separado no processo de submissão, deverá conter as seguintes informações: título do trabalho, três a cinco palavras-chave, nome (s) e ORCID do (s) autor (es), endereço, email, titulação e principal atividade exercida;

• O título deverá expressar claramente o conteúdo do texto, devendo conter no máximo 15 palavras;

• Deverão ser incluídas de três a cinco palavras-chave, iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto- vírgula;

• O trabalho deverá ser formatado em arquivo “DOC” ou “DOCX”, contendo os parágrafos justificados, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5;

• As margens deverão estar dentro das seguintes especificações: superior: 2,5 cm; inferior: 2,5 cm; direita: 3 cm; esquerda: 3 cm;

• O número de caracteres deve seguir as recomendações supracitadas de acordo com o tipo de estudo submetido;

• As notas de rodapé e citações devem ser utilizadas com cautela, destinando-se somente a informações adicionais ou esclarecimentos adicionais que não possam estar incluídas no texto;

• As referências bibliográficas devem ser inseridas ao final do texto e deverão ser incluídas as apenas aquelas que forem citadas ao longo do texto e seguindo a ordem da citação;

• As citações deverão ser numeradas (com algarismos arábicos sobrescritos) de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem sendo citadas no texto (normas VANCOUVER). Quando houver mais de dois autores, deve ser feita sequência numérica (ex. 1, 2, 3);

• Serão aceitos no máximo 5 imagens, compreendendo tabelas, gráficos e outros que deverão vir em formato editável e em alta qualidade de imagem.