Parceria oferece cursos de Pintura Industrial e Hidrojato

08/06/2015 15:01:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: João Barreto

Aulas práticas representam grande parte do curso

Uma parceria entre o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) e as empresas Smart Coat e Porto Serviços está proporcionando aulas gratuitas para cem alunos de Pintura Industrial e 46 em Hidrojato. Na formatura no dia 23 de julho de 2015, haverá 250 pintores industriais e 115 hidrojatistas, todos com conhecimentos instituídos graças à cooperação entre a instituição pública e as corporações privadas.

Para o diretor-presidente do Cetep, Lenílson Guimarães, esses cursos são uma opção positiva para vencer a desestabilidade do mercado. “As aulas de Pintura Industrial e Hidrojato já ajudaram muitas famílias na melhora da renda familiar”, enfatiza.

Enquanto o pintor industrial recupera estruturas metálicas nos cascos de navios e de plataformas para posterior pintura, o hidrojatista faz a limpeza dessas superfícies com água a pressão elevada, que destrói a corrosão e a ferrugem. Assim, a pintura é feita depois com mais qualidade.

Para o aluno de Hidrojato, Dyogo da Silva Reis, de 24 anos, as aulas oferecem condições favoráveis para o aumento de seu conhecimento profissional e pessoal. “Ganho experiência no trabalho graças às dicas que recebo em termos técnicos e na esfera pessoal o acréscimo é devido à atuação e ao exemplo dos professores”, justifica.

De acordo com o coordenador de projetos da Smart Coat, Adalberto Teixeira Gomes, a empresa vê esses cursos como uma grande importância por causa da deficiência do mercado de mão de obra qualificada.

- Nas aulas de Pintura Industrial e de Hidrojato do Cetep, os alunos vivenciam na prática a realidade que vão experimentar após o emprego. Já os demais cursos são feitos em laboratório. Aqui o aluno fica o dia inteiro treinando – salientou.