Procon Macaé registra 41 mil atendimentos em quatro anos

14/03/2017 17:22:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Dia do Direito do Consumidor é comemorado com mais orientação sobre direitos e deveres

Nos últimos quatro anos, a Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Macaé realizou cerca de 41 mil atendimentos. Destes, 97% tiveram a demanda solucionada. A informação marca o Dia Internacional do Direito do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), quando serão distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor na sede do órgão e nos Postos Avançados localizados no Sana, Córrego do Ouro e Barra de Macaé. A ação é promovida durante toda a semana.

- Nosso trabalho está focado em levar aos consumidores o máximo de informações possíveis sobre seus direitos e deveres, para que eles se previnam de problemas futuros com a aquisição de produtos e bens ou contratação de serviços e, principalmente, passem a ter um comportamento consciente - explica o procurador adjunto do Procon, Carlos Fioretti.

Procon Macaé

Com os 41 mil atendimentos registrados nos últimos quatro anos, o Procon Macaé é o segundo no ranking em número de atendimentos, no Estado do Rio de Janeiro.

- Ficamos atrás apenas do Procon Estadual, ou seja, quando falamos em Procons Municipais somos o primeiro no Estado. E o melhor disso tudo é que conseguimos solucionar cerca de 97% das demandas trazidas pelos consumidores - completa Fioretti.

Essas demandas são solucionadas no atendimento do Procon, sem necessidade de audiência de conciliação, através de contato telefônico com as empresas. Caso não se resolva, é marcada audiência de conciliação.

Origem do Dia Mundial do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, como uma forma de proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor.

O Dia Internacional do Consumidor é uma homenagem a todos os consumidores que ao longo do tempo vêm aprendendo a conhecer e exigir o cumprimento dos seus direitos. Desde 1962, quando os primeiros direitos do consumidor foram reconhecidos, os debates acerca do direito a ser ouvido e da segurança, informação e livre escolha de produtos intensificou-se no mundo inteiro, contando com o apoio de diversas entidades civis, instituições públicas, empresas, associações de consumidores etc.

Qualquer dúvida ou reclamação, o Procon Macaé está à disposição dos consumidores no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), situado na Avenida Presidente Sodré, 466 - térreo e 5º andar - Centro. O atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são: 2762-0057/2796-1091/2796-1068. O endereço eletrônico é: procon@macae.rj.gov.br.

Postos avançados do Procon Macaé:

Macaé Facilita do Sana – atendimento de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30min às 14h30min.

Macaé Facilita de Córrego do Ouro – atendimento terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, de 9 às 15 horas.

Macaé Facilita de Barra de Macaé – atendimento segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, de 9 às 17 horas.

Ranking das empresas com mais reclamações no Procon Macaé, nos últimos quatro anos:

1- Telemar Norte-Leste S.A. (Oi) - 4.417 atendimento - 10.52%

2- Telefônica Brasil (Vivo) - 3.612 atendimentos - 8.61%

3- Via Varejo (Casas Bahia/Ponto Frio) - 2.070 atendimentos - 4.93%

4- Aneel (antiga Ampla) - 1.947 atendimentos - 4.64%

5- Claro S.A. - 1.445 atendimentos - 3.44

6- Embratel TV Sat Telecom (Net) - 1.304 - 3.11%

7- Sky - 1.304 - 3.11%

8- Banco Itaucard - 1.127 - 2.69%

9- Banco Itaú Unibanco S.A. - 931 - 2.22%

10- Itaú Seguros S.A. - 684 - 1.63%