Esportes e Mobilidade Urbana apoiam equipe de Futsal de Surdos de Macaé

30/06/2021 12:09:00 - Jornalista: Ana Paula Medeiros

Foto: Divulgação / Secretaria de Esportes

A ação conjunta das secretarias possibilitou a participação da equipe de futsal no torneio

A equipe de futsal do Centro de Surdos de Macaé (Cesma) participou do Campeonato Carioca de Futsal de Surdos, no Rio de Janeiro, após uma ação em conjunto das Secretarias Municipais de Esporte e Mobilidade Urbana, que focam a premissa de um oferecer à população uma atuação humanizada.

O evento organizado pela Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro teve cerimônia de abertura no sábado (26) e encerramento dos jogos no domingo (27). Participaram dez equipes com objetivo de promover a inclusão dos surdos-olímpicos no Estado.

Segundo o Secretário de Esportes, Marvel Maillet, é fundamental incentivar a inclusão social das pessoas com deficiência por meio do esporte. “O esporte é uma ferramenta de inclusão, de saúde e educação. E nosso papel é incentivar nossos atletas a sempre irem mais longe. Parabenizo a Cesma pelo importante trabalho que desenvolve com a comunidade surda de Macaé”, destacou.

O time foi acompanhado pelo novo técnico André Carvalho, intérprete de libras e também técnico da equipe da Amada (Associação Macaense de Deficientes Auditivos). “O torneio não foi fácil, perdemos um jogo e ganhamos o segundo sobre a equipe de Nova Friburgo por 7x1, mas a nossa primeira vitória foi chegar lá. Por isso, agradecemos a todos pelo apoio, a AABB, o Vasco Academy, as secretarias de Esportes e Mobilidade Urbana e ao prefeito Welberth Rezende que incentiva a inclusão e o esporte em Macaé”, ressaltou.

André informou que o próximo desafio será nos dias 07 e 08 de agosto, quando irão disputar a Copa Guanabara no Rio de Janeiro.