Em andamento projetos para a segunda fase do Programa Água Limpa

12/04/2010 12:14:57 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Com a finalização da instalação das quatro pontes pré-moldadas no Canal Fábio Franco, prefeitura já solicitou à empresa estudos para a realização de ações da segunda fase

A prefeitura já solicitou à empresa responsável pelas obras do Programa água Limpa, do Consórcio CBPO/Zadar, estudos para a realização de ações da segunda fase desse Programa de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé. As ações são de intervenções na elevatória da Télio Barreto e no Canal Fábio Franco.

A empresa responsável pelas obras do Programa Água Limpa, do Consórcio CBPO/Zadar, está definindo o projeto de intervenções a serem realizadas na elevatória da Rua Télio Barreto. Segundo informa o engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio, está em fase de execução o projeto para construção de nova elevatória na Télio Barreto, para ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais para 4.500 litros por segundo. “A construção dessa elevatória deve ser iniciada dentro de dois meses”, disse o engenheiro do consórcio.

Edílson Ferreira colocou ainda que o prefeito Riverton Mussi solicitou ao consórcio um estudo do Canal Fábio Franco, onde já foram instaladas as quatro pontes pré-moldadas, visando alargar todo esse canal, que tem hoje quatro metros de largura, para seis metros, a mesma largura dos canais construídos na Antônio Curvelo e Avenida Evaldo Costa. “O projeto já foi iniciado, será apresentado ao prefeito e, se for aprovado, essa obra virá complementar as ações do Água Limpa”, disse Edilson.

As ações da primeira fase do programa

As primeiras ações do Água Limpa aconteceram nas passagens de nível do Canal Fábio Franco, com instalação de quatro pontes pré-moldadas para ampliar a vazão das águas pluviais nesse canal, onde elas eram estranguladas, por manilhamento de pequenas dimensões e arcaico.

Com as pontes já instaladas, aumentando a área de escoamento das águas pluviais, de 1,80 metros para 5,20 metros, assim como com a instalação de mais três bombas de sucção próximas à Elevatória da Télio Barreto, para agilizar o fluxo das águas no canal, a prefeitura iniciou, ainda na primeira fase do programa, com investimentos de R$ 40 milhões, a abertura de um canal na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, no Visconde de Araújo.

As obras desse canal estão em fase de conclusão e a prefeitura inicia ações para ampliar o Canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna). Depois disso, será iniciada a segunda etapa do Programa Água Limpa, com as intervenções na Télio Barreto, visando aumentar a velocidade das águas pluviais que vão escoar por esses canais, sem transbordar.

Sobre as ações do Programa Água Limpa, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos lembra que, em janeiro de 2005, quando o prefeito Riverton Mussi assumiu o primeiro governo, ele demonstrou sua preocupação com os constantes alagamentos em diversas áreas da cidade, principalmente nos bairros situados próximos ao Canal Fábio Franco e em área mais baixa. Nessa ocasião, o prefeito solicitou à secretaria de Obras um estudo para resolver esse problema.

O secretário lembra ainda que, em fevereiro de 2005, a prefeitura trouxe a Macaé um especialista em saneamento, que realizou todo um estudo sobre a questão. Esses estudos foram aprofundados por uma empresa da área, situada em São Paulo, e que mostrou os problemas de drenagem das águas pluviais, causados por áreas situadas em cota mais baixo e com manilhamento para o escoamento pluvial inadequado.

- A partir daí, foi elaborado o Programa Água Limpa de macrodrenagem do município. É um programa que exige um investimento alto da prefeitura e também um tempo para que as ações sejam realizadas. Por isso, o investimento é de R$ 277 milhões e o prazo para conclusão é de quatro anos, disse o secretário Tadeu.

Lembrando que drenar significa abrir a torneira para esvaziar a caixa, para que a água acumulada escoe com mais rapidez, Tadeu Campos disse que para resolver os problemas dos alagamentos as ações da primeira fase do Água Limpa são importantes, mas que os problema dos alagamentos nessa região da cidade vão mais além, na saída de água na Rua Télio Barreto para o Rio Macaé, onde há elevatórias e bombas para agilizar o escoamento.

- Atualmente a tubulação nessa saída é pequena. O problema é agravado pelo assoreamento do Rio Macaé, para onde fluem as águas pluviais dessa região. Como novas construções surgem diariamente na cidade, ocupando área onde a água ocupava, com mais moradias, maior impermeabilização do solo, novas redes de esgoto, para completar a drenagem precisamos ampliar a capacidade de bombeio na Télio Barreto.

O secretário coloca que as intervenções da Télio Barreto estão incluídas na segunda etapa do Programa Água Limpa e também terão o objetivo de aumentar a velocidade das águas pluviais que vão escoar por esses canais, sem transbordar.