Prefeitura prossegue com as obras no Nova esperança

16/04/2010 09:11:10 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

As melhorias na localidade começaram no dia 16 de março

Estão em andamento as obras da localidade de Nova Esperança, resultado de parceria entre a Prefeitura de Macaé e o governo federal, através Ministério das Cidades - Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - e Caixa Econômica Federal. As obras estão a cargo da Hidrolumem Construtora e têm o acompanhamento da secretaria de Obras Públicas (Semop).

As melhorias na localidade começaram no dia 16 de março e incluem infraestrutura completa, com construção de rede de água pluvial, rede de esgoto, rede para fornecimento de água potável, pavimentação das ruas com paralelos, equipamentos comunitários como posto médico, além de unidades habitacionais.

Conforme foi solicitado pelo prefeito Riverton Mussi, a empresa Hidrolumem, vencedora da licitação, está utilizando mão-de-obra de Macaé nos trabalhos. Na parceria para as intervenções no bairro o governo municipal investe R$ 2 milhões de contrapartida e o governo federal, R$ 10 milhões. Cerca de cinco mil famílias serão beneficiadas com as obras do PAC.

Segundo informações da engenheira Rita de Cássia Maciel Rangel Carvalhaes, da Hidrolumem, as obras começaram com o assentamento das galerias de águas pluviais, instalação das redes de esgoto e da rede para fornecimento de água potável, o que já aconteceu nas ruas Bahia, Caxias e Sem Nome. Foi iniciada esta semana a implantação dessas redes na Rua São Mateus. A localidade já conta hoje com 142 metros de galerias 2 x 1 já assentados.

Nas ruas que contam com as redes foi feita a topografia para a construção das calçadas e meios-fios, já estão com a base pronta para receber a pavimentação. Ao todo, o Nova Esperança vai ter pavimentados cinco mil metros de ruas.“É objetivo da empresa começar a pavimentação dessas ruas na próxima semana. Para isso, precisamos contar com o tempo firme, sem chuva”, coloca a engenheira..

Paralelamente às obras, os moradores da localidade recebem da prefeitura, em parceria com o governo do estado, o título de propriedade dos terrenos. A localidade também vai receber uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Macaé está entre as cinco cidades do país – fora as capitais - que receberam a verba máxima do PAC. Faz parte ainda do projeto da Nova Esperança a construção de uma praça com centro Comunitário, unidade do Programa Saúde da Família (PSF) e de 64 unidades habitacionais, que serão destinadas às famílias em maior de situação de risco social. O projeto também inclui a implantação de pelo menos dois projetos sociais – uma cooperativa de reciclagem e uma fábrica de beneficiamento de pescado.