Prefeitura recupera estrada Frade/Sana

03/02/2017 16:28:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Até agora as ações de recuperação já chegaram a oito quilômetros da estrada

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Adjunta de Interior, está recuperando a estrada que liga o Frade ao Sana. As ações foram iniciadas mês passado, envolvendo várias etapas, segundo informações do secretário do Interior, Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca.

- Desde que assumi a secretaria, cuja sede está instalada em Glicério, recebemos várias demandas de motoristas que transitam por esta estrada, que liga esses dois importantes distritos macaenses, e que tem uma grande movimentação de veículos. Percorremos cerca de 20 quilômetros e constatamos os problemas que se acentuam em época de chuvas, deixando alguns trechos intransitáveis, com muito barro no leito e acostamento invadido por mato - , explicou.

De acordo com o secretário, esta foi a primeira etapa de recuperação da via. Na segunda etapa, foi solicitado aos motoristas dos ônibus que identificassem os locais que apresentavam maiores problemas de acesso em dias de chuva e, em seguida, a secretaria buscou contato com a Empresa Autopista Fluminense que, prontamente, doou 39 caminhões grandes (tipo Truck) com a massa asfáltica, conhecida como frisagem, para ser espalhada nos trechos com mais dificuldades. Esse material é resultante de obras de asfaltamento de estradas realizadas pela Autopista e estocado em área da prefeitura no Trapiche.

Até agora as ações de recuperação já chegaram a oito quilômetros. A etapa seguinte foi iniciada com os trabalhadores da secretaria roçando todo o acostamento, com limpeza e retirada de mato, entulhos e também a remoção de barro do leito da estrada.

Após a limpeza, teve início a quarta etapa, com a colocação da massa asfáltica nos trechos com problemas. Já foram espalhados 35 caminhões pequenos do material, ação que envolve retroescavadeira, caminhões e trabalhadores. A recuperação se estenderá do Frade até a ponte da Cabeceira do Sana. Depois da conclusão, a Secretaria Adjunta do Interior vai iniciar a recuperação da estrada da Boa Alegria.

O secretário Boca assumiu a pasta no início de janeiro e vê esse trabalho como um desafio. Conhece toda área de abrangência da secretaria e está percorrendo toda a região serrana e também já esteve no Imburo e Aterrado do Imburo verificando as necessidades. Segundo ele, o interior macaense é uma prioridade para a gestão do prefeito Dr. Aluizio, que solicitou a ele toda empenho nesta direção, inclusive na recuperação das estradas.

- Vou às comunidades e ouço as solicitações dos moradores. Estamos buscando atender todos os ofícios recebidos dos moradores e das associações de moradores, dentro de nossas possibilidades. Além das estradas Frade/Sana e Boa Alegria vamos recuperar as estradas de Areia Branca, Bicudas e as que levam a Crubixais e a Moreti. Essas estradas são importantes para o escoamento da produção agropecuária dos produtores do interior macaense, concluiu o secretário, que tem recebido total apoio da secretaria de Agroeconomia e Infraestrutura.


Fotos Relacionadas