1ª Conferência Municipal do Esporte define metas para Macaé e elege delegados para o encontro estadual

23/03/2010 17:21:58 - Jornalista: Monica Torres

Foto: José Silva

I Conferência Municipal do Esporte foi realizada na Cidade Universitária.

Com a presença de mais de 150 pessoas na abertura, representando diversas entidades esportivas de Macaé e região, aconteceu nesta terça-feira (23), na Cidade Universitária, a I Conferência Municipal do Esporte.

O evento, realizado pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e FESPORTE, objetivou eleger delegados para a Conferência Estadual, que será realizada no final de abril, quando outros delegados serão eleitos para participarem da Conferência Nacional, de 03 a 06 de junho, em Brasília (DF).

- É a primeira vez que Macaé realiza esta Conferência. É uma vitória -, ressalta o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes. Ele ainda informa que “tudo que foi decidido aqui vamos levar para a Conferência Estadual e, depois, para a Nacional, no sentido de contribuir com o novo sistema nacional de esporte e lazer”, anima-se.

Em 2011, acontecem os Jogos Militares, no Rio; Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016. Assim, o secretário e professor de educação física, Alex de Moraes, destaca: “São eventos importantíssimos para o esporte mundial e que podem deixar um legado social positivo para o país, para os municípios”. E afirma: “É fundamental pensarmos no trabalho que vai ser desenvolvido com as pessoas daqui para frente”.

A Conferência Nacional, cujo tema "Por um time chamado Brasil - Plano Decenal de Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, tem por objetivo maior traçar as metas e diretrizes para o Esporte e Lazer no Brasil. Os 10 eixos são: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Financiamento; Infraestrutura; Esporte, Inclusão e Intersetorialidade; Ciência e Tecnologia; Esporte de Alto Rendimento; Governança no Esporte - regulação pública e privada do esporte; Futebol Patrimônio Cultural; Impacto do esporte na economia e Esporte, Lazer e Juventude.

A cadeirante Luzanira de Souza, que há três anos compõe a equipe do Macaé Paraolímpica de basquete em cadeira de rodas, patrocinado pela Prefeitura, diz que hoje viaja muito, participa de tudo e não vive mais isolada: “Antigamente ficávamos em casa, sem nada pra fazer, agora estou aqui na I Conferência e vou contribuir muito”, afirma.

O representante do Conselho Regional de Educação Física (Cref/RJ), que também participou da I Conferência, José Paulo Neves, disse que era uma honra e privilégio participar do evento em Macaé, por motivo do reconhecido trabalho da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer: “Este encontro pode modificar positivamente o planejamento para o setor no município. As coisas dão certo pela competência dos profissionais em Macaé”. E confirma: “O esporte tem o poder de modificar uma cidade, o esporte atrelado à saúde, à educação e a outras áreas do desenvolvimento humano. Guerras param para ver o esporte, países se unem...” E finalizou: “Desejo saúde, qualidade de vida e esporte para todos”.

A Conferência Nacional do Esporte, convocada pelo Decreto Presidencial de 21 de janeiro de 2004, configura-se como um espaço de debate, formulação e deliberação das Políticas Públicas de Esporte e Lazer para o país.

Participaram da I Conferência: Associação Macaé Paraolímpica, Associação Matsuda de Judô, Associação Macaense de Bodyboard, Associação Macaense de Handebol, Criar – skate para menores infratores, clube Macaé Esporte, Associação de Corredores, Associação Educativa de Esporte e Meio Ambiente, Federação Carioca de Canoagem, Associação de Capoeiristas, Cemeas, Prosport, Associação de Karatê, Associação de Árbitros, Projeto Macaé Star e Programa Bolsa Atleta.