‘1º T21 Day Macaé’ para integração social de pessoas com Síndrome de Down neste sábado

05/04/2024 13:45:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O evento ocorre neste sábado (6), às 9h30, no parque da Lagoa de Imboassica

Para promover a integração entre pessoas com síndrome de Down, suas famílias e a sociedade, o Instituto Clube T21, com o lema ‘Conhecer, Respeitar, Incluir’, vai realizar, neste sábado (6), às 9h30, no parque da Lagoa de Imboassica, o ‘1º T21 Day Macaé – Especial é ter oportunidades’. O evento recebe apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho.

O evento comemorativo do Dia Mundial da Síndrome de Down (21 de março) seria realizado em 23 de março, mas foi transferido em virtude das chuvas. A data busca uma conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos. Este dia é oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012. Ele foi escolhido por representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, o que causa a síndrome genética.

A programação do ‘1º T21 Day Macaé’ conta com a palestra Autodefensoria, com Daniel Catunda, jovem com T21; Dança Livre/Coreografia Autoral, com Alice Canicali e sua irmã Nathalia Canicali, criança com T21; aula aberta de Jiu-Jítsu, com Davi Monteiro, atleta com T21, e a equipe Jiu-jítsu Inclusivo, além da apresentação Dança, Animação e Energia, com o grupo Mistura do Bem.

O Instituto Clube T21 é uma entidade ‘sem paredes’ (sem sede) e sem fins lucrativos que visa atuar de forma ampla na sociedade, gerando impactos positivos na vida das pessoas com deficiência. A iniciativa nasceu da união de familiares e de amigos de criança com síndrome de Down. Os interessados em integrar ou apoiar o instituto devem entrar em contato pelo Instagram @iclubet21.

Para a promoção da cultura de inclusão em Macaé, também no domingo (7), a partir das 8h, o grupo Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam) realiza a Caminhada pelo Autismo em Macaé, partindo do Posto 1 da Praia dos Cavaleiros.