6ª Etapa do Prolimpa é adiada para janeiro

08/12/2008 14:20:30 - Jornalista: Liliane Barboza

A 6ª Etapa do Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental (Prolimpa) que seria realizada, na quinta-feira (11), em algumas ruas do Balneário Lagomar e no Parque Nacional de Jurubatiba, foi adiada para o mês de janeiro em função de previsão de chuvas. O mutirão é uma ação do governo Riverton Mussi e tem o objetivo, além de proporcionar a limpeza de fato, conscientizar sobre a importância da preservação dos ecossistemas mais importantes do município, sempre com foco na educação ambiental.

O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, informa que, apesar do adiamento do Prolimpa, uma equipe estará no local para realizar a coleta de caramujos africanos.
- Uma equipe estará coletando os moluscos, no entanto, nada impede que os moradores contribuam e façam sua parte. Basta proteger as mãos com luvas e coloque os em sacos resistentes, acrescentando sal. Em seguida, deposite na coleta de lixo comum, orienta o secretário.
Primeiro mutirão - O primeiro mutirão de limpeza foi realizado, no dia 20 de janeiro, no entorno da Lagoa de Imboassica. Na ocasião, foi comemorado o Dia Estadual de Limpeza de Rios, Lagoas e Praias. De acordo com a organização do evento, quinze toneladas de lixo foram retiradas. A segunda ação aconteceu, no dia 08 de março, nas orlas das praias Campista, Cavaleiros e Pecado. Foram recolhidas duas toneladas de resíduos. E, o terceiro mutirão do programa foi, no dia 29 de março, no bairro Novo Botafogo. Desta vez, equipes da prefeitura fizeram a coleta de resíduos no Rio Macaé.
O quarto evento foi realizado no Sana e contou com a participação da Associação de Moradores, Produtores Rurais e EcoTurística da Cabeceira do Sana e da Associação dos Defensores da Lagoa de Imboassica (Adlin). Estudantes do Colégio Municipal do Sana e da Escola Municipal Joaquim Breves participaram da ação.

O programa contará com a participação das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Obras (Semob), Serviços Públicos (Semusp), Educação (Semed), Comunicação Social (Secom), Saúde (Semusa), Trabalho e Renda (Semtre), Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Fundação Macaé de Cultura, Universidade Estácio de Sá, estudantes da rede municipal de ensino e moradores.