A pianista internacional Mirtha Herrera realiza sarau no Teatro Municipal

17/09/2008 14:55:28 - Jornalista: Andrêa Lisboa

A pianista Mirtha Herrera, que chega da Itália para uma temporada de concertos no Brasil, realiza nesta quinta-feira (18), às 20h30, no Teatro Municipal de Macaé, única apresentação com repertório de Piazzolla e Ginastera. Destaque na Europa, a virtuose conquistou importantes prêmios nos continentes em que atuou.

Mirtha Herrera mora em Roma, onde pelo Conservatório ministra aulas de performance pianística por toda a Europa, Américas do Norte e do Sul, Ásia e África. No Brasil, apresentou-se em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Juiz de Fora, em Curitiba e muitas outras cidades.

Nesta turnê, participou como professora nos Festivais de Londrina, Poços de Caldas e Jaraguá do Sul, executando a obra completa do “Cravo bem Temperado” de J.S.Bach, apresentando um seminário sob a forma sonata e tocando quintetos de Schumann e Dvòrak e musicas latino-americanas como solista e a quatro mãos.

A musicista apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Musicoop de Belo Horizonte. Além dos recitais, a pianista se dedica à música de câmara em formações diferentes e é convidada freqüentemente para compor bancas de Concursos Internacionais.

Nascida em Buenos Aires, Mirtha Herrera estudou piano no Conservatório Nacional da sua cidade. Após vencer o prêmio “Vincenzo Scaramuzza”, prosseguiu seus estudos em Roma, na “Accademia Nazionale de Santa Cecilia”, com Carlo Zecchi e no “Centro Internazionale di studi musicali”, com Fausto Zadra.

Herrera foi bolsista do governo alemão e freqüentou as aulas do pianista Gunter Ludwig, na Musikhochschule di Colônia. Nessa instituição diplomou-se com nota máxima e distinção, além de obter a “Licence de concert” do Conservatorio de Lausanne (Suiça), onde trabalhou durante alguns anos.

Abertura

O pianista Flávio Dutra, de Itaperuna, fará a abertura do concerto de Mirtha Herrera. Flavio recebeu diversos prêmios em concursos nacionais de piano, organizados por entidades artísticas como o Museu Villa Lobos, Funart, TVE, Conservatório Brasileiro de Música, Pró-Música entre outros.

O sarau é promovido pela Sociedade Musical Macaense (SMM), com o apoio da Fundação Macaé de Cultura. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, na av. Rui Barbosa, 780, Centro Macaé de Cultura, por R$ 20. Estudantes, pessoas menores de 21 anos ou maiores de 60, ou portadoras de necessidade especiais pagam meia.

A bilheteria funciona até quinta-feira, das 9h às 20h. Os ingressos também podem ser comprados pelo site www.ingresso.com.br, ou pelo telefone (22) 4003-2330. Consulte a programação da Fundação Macaé de Cultura no site www.culturamacae.com.br. O telefone para informações é 2772-4831.