Aberta a Semana Municipal da Consciência Negra

14/11/2008 09:10:32 - Jornalista: Waleska Freire

A prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (CorAfro) e a Fundação Macaé de Cultura, abriu oficialmente nesta quinta-feira (13) a Semana Municipal da Consciência Negra, com a realização de um ato público no plenário da Câmara Municipal.

Instituída a partir do projeto de Lei 106/2005 de autoria da vereadora Marilena Garcia, no período de 15 a 20 de novembro, a Semana Municipal da Consciência Negra tem o objetivo de discutir e divulgar as políticas e os programas de inclusão racial existente.

Marilena, eleita vice-prefeita para o próximo mandato, abriu o evento falando sobre o espírito de esperança nas políticas de igualdade que o mundo vive com a eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, e o marco histórico que esta vitória representa.

- São muitas as conquistas. Pela primeira vez um americano negro ocupará o mais alto cargo público dos Estados Unidos. A secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) foi criada pelo presidente Lula em 2003, com a missão de estabelecer iniciativas contra as desigualdades raciais no País. No ano passado, o prefeito Riverton Mussi criou a Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (CorAfro) para implementação de políticas de promoção de Igualdade Racial, ressaltou Marilena Garcia.

Para o coordenador da CorAfro, Josias Amon, a reflexão coletiva com o tema: "Ações afirmativas, políticas públicas para promoção da igualdade racial" comentado pelo sociólogo Luís Fernandes e o ex coordenador da Seppir, Jorge Carneiro, foi de grande importância para os estudantes, professores, secretários e representantes da sociedade civil organizada presentes, que lotaram o plenário.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, convidou todos para a exposição "O cotidiano de Cartola", que estará até dia 30 na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A programação da Semana Municipal da Consciência Negra começou na última sexta-feira (07), com o Desfile Beleza Negra no Parque Aeroporto e prossegue nesta sexta e sábado (14 e 15), com o espetáculo "O Cheiro de Feijoada", no Teatro Municipal, a preço promocional de R$ 1.

Na quinta-feira, 20, dia da Consciência Negra, a Prefeitura promoverá o projeto "Todo Menino é um Rei”, um tributo a Roberto Ribeiro, com sambistas como Alex Ribeiro, Monarco, Décio Carvalho e Marquinhos Santana, além de mestre-sala, porta-bandeira, e baianas do GRES Império Serrano. Ingressos também a preço popular de R$ 1.

Ainda no dia 20 (quinta-feira), das 9h às 18h, na Praça São Pedro, no bairro Visconde de Araújo, acontecerá apresentação do grupo "Raízes de Aruanda". Na sexta-feira (21), às 19h, na praça principal do Parque Aeroporto, será realizado o show Kina Mutembua e Orquestra de Berimbaus. Dia 27, o Desfile Beleza Negra será na Praça Veríssimo de Melo, no Centro, às 18h.

A programação se encerra dia 30, nas comemorações do 12º aniversário da Associação de Capoeira Unidos pela Arte, de Mestre Lequinho, na Escola Estadual Matias Neto, das 9h às 14h.

Estiveram presentes na abertura da Semana, o secretário executivo de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé, Ricardo Meirelles; o secretário executivo de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga; o vereador Maxwell Vaz; a presidente do Fórum da Agenda 21, Alba Corral; a professora Sônia Santos, mestre Dengo, entre outros.

O evento foi encerrado com a apresentação dos alunos do grupo de capoeira "Unidos pela Arte" com o mestre Lequinho e o grupo de Maracatu "Sambando" do Sana.