Abertas as inscrições para a I Conferência Regional de Saúde Ambiental

23/09/2009 09:03:27 - Jornalista: Lourdes Acosta

Estão abertas, a partir desta quarta–feira (23), as inscrições para a I Conferência Regional de Saúde Ambiental (Corsa), do Norte Fluminense. O evento acontece, no próximo dia 29, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), com o tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.

A conferência, que mobilizará integrantes das áreas da saúde e do meio ambiente dos oito municípios do norte fluminense - Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição do Macabú, Macaé, Quissamã, São Fidelis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, visa discutir a ação humana sobre a natureza, encontrar soluções para os impactos cada vez mais graves na saúde do homem e nos ecossistemas do planeta, entre outros assuntos. A I Corsa-NF tem como lema “Saúde e ambiente, vamos cuidar da gente” e é aberta a toda sociedade civil organizada.

Os interessados em participar devem acessar o site da prefeitura, no portal www.macae.rj.gov.br, preencher o formulário com os dados pessoais e profissionais e escolher a área de seu interesse. Os três eixos temáticos indicados pela executiva nacional para as conferências regionais deste ano são: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, a escolha de Macaé como sede da conferência foi feita pela Comissão Organizadora Executiva da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental, baseada na posição do município como fomentador de políticas públicas ambientais e de saúde. Ele diz que a Corsa-NF deverá cumprir o seu papel na preservação ambiental e de saúde da região.

- Somente através de ações intersetoriais entre o poder público e a sociedade civil organizada é que poderemos preservar a saúde e o ambiente, como um bem maior. A qualidade de vida e a garantia de territórios sustentáveis passam pelas discussões desse atores. A escolha de Macaé, como sede da Corsa-NF prova que o município é fomentador de políticas públicas ambientais e de saúde, seguindo determinação do Prefeito Riverton Mussi - acentua.

Segundo os organizadores já estão confirmadas as presenças dos seguintes palestrantes: Beto Mesquita, do Instituto Bio Atlântica; Luiz Firmino Pereira, presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); e Maria Cristina Rodrigues Menezes, superintendente Estadual de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho. Na grade da programação haverá oficinas específicas, apresentação das diretrizes e eleição de delegados para a etapa estadual que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Rio de Janeiro. A etapa nacional acontece no mês de dezembro, em Brasília.