Abertas as inscrições para o IV Festival Cabala de Esquetes

29/04/2008 09:05:11 - Jornalista: Andrea Lisboa

Estão abertas as inscrições para o IV Festival Cabala de Esquetes. O evento, com premiação de R$ 2.900, contemplará sete categorias. O festival foi um dos 15 projetos selecionados pelo Ação Macaé Cultural, iniciativa para apoio cultural pela Fundação Macaé de Cultura por meio de edital de seleção. Os organizadores do festival, o pioneiro na região, consideram que esse evento, após o intervalo de dois anos, será marcante para a cultura do município.

As inscrições, que são gratuitas, são até o próximo dia 23. As fichas de inscrição e o regulamento podem ser recolhidos na Fundação Macaé de Cultura, localizada na av. Rui Barbosa, 780, no Centro da cidade, pelo site www.culturamacae.rj.gov.br, ou pelo blog http://www.domingueiracultural.blogspot.com/.

As fichas de inscrição deverão ser remetidas via Sedex, para o endereço rua Amaro Pereira de Carvalho, 63, Parque Aeroporto; CEP: 27950-100, Macaé, em nome do IV Festival Cabala de Esquete. O festival acontecerá em 14 de junho, no Teatro Municipal de Macaé, com ingresso a R$ 1. No dia 13, haverá oficina para atores.

Uma banca de quatro profissionais da área, pré-selecionarão de 10 a 12 esquetes. Serão avaliados se o material está completo (ficha de inscrição e proposta cênica); se está de acordo com o regulamento; as propostas cênicas (texto e encenação); a criatividade da proposta e o conteúdo técnico (luz, som e disposição do cenário).

O evento contemplará sete categorias: primeiro, segundo e terceiro lugares para esquetes, melhor ator, melhor atriz, melhor direção, além de premiar uma esquete escolhida pelo júri popular. O Festival Cabala de Esquete surgiu da vontade de premiar os artistas macaenses e de municípios circunvizinhos, para suprir a carência da região de eventos como esse.

Com o objetivo de incentivar a produção cultural e de estimular a formação de platéia, foram realizados os festivais de 2003, 2004 e 2005. O Grupo Cabala de Teatro é formado por Cláudio Soares, produtor executivo e cultural e ator; Elielson Barros, produtor executivo, ator e presidente da Associação Macaense de Artes Cênicas-Assomac; Irlana Patrocínio, diretora artística, atriz, bailarina e psicóloga; Janaína Mendes, diretora de produção, atriz e administradora de empresas. Eles, que estão juntos há sete anos, foram um dos vencedores do Cultura Nota 10, prêmio estadual para ações culturais de destaque, com o projeto Domingueira Cultural.

- Nossa expectativa é muito grande porque ficamos dois anos parados. Está dando tudo certo nessa parceria com a Fundação Macaé de Cultura. Ficamos muito felizes com o lançamento do edital para apoio cultural”, disse Janaína. O edital veio fomentar a cultura e incentivar que a classe produza. Espero que o edital permaneça, enfatizou Elielson.