Abertas as inscrições para Oficina de Teatro de Bonecos

08/07/2008 17:12:59 - Jornalista: Andrêa Lisboa

A Fundação Macaé de Cultura promoverá entre os dias 22 e 24 de julho, a Oficina de Teatro de Bonecos com Linguagem Literária. O projeto é voltado para educadores, artistas, trabalhadores de cultura, contadores de história, agentes de leitura, animadores culturais e professores. O curso, com duração de 12 horas, será ministrado por Cleise Campos. O formulário de inscrições, está disponível no site www.culturamacae.com.br.

Cleise Campos, com o grupo Teatro de Bonecos Trio de Três, desenvolve trabalhos pautados na proposta de arte-educação. O grupo pretende fazer do entretenimento milenar da arte titiriteira um meio de reflexão e informação. Cleise, diretora e fundadora da Comissão Estadual dos Gestores públicos de Cultura do Rio de Janeiro (Comcultura/RJ) e “atriz bonequeira”, é, ainda, subsecretária de Cultura de São Gonçalo.

A proposta da oficina é capacitar em linguagens alternativas de leitura, tendo no teatro de bonecos a referência prioritária da ação. Cleise salienta a educação como tudo aquilo que está inserido em um processo de transformação. “É um caminho entre o informe e a forma; entre o “estar em formação” e o ser”, disse a bonequeira.

Cleise reforça que o teatro de bonecos é uma expressão contemporânea, ainda que se valha de patrimônio antigo. Essa arte reúne várias linguagens artísticas, que contribuem para ampliar as alternativas a serem exploradas no campo da literatura e da leitura. As raízes culturais brasileiras, lendas, parlendas, folclore, cantigas e causos estão presentes no programa da oficina.

No primeiro módulo serão abordados: o histórico e referências do teatro de bonecos no Brasil e no mundo; sua classificação; o contato cênico; a experimentação artística, a linguagem literária, o texto e dramaturgia.

No segundo, serão apresentados as bases de manipulação, experimentos, voz em falsete e linguagem literária. O penúltimo abrangerá a voz e a manipulação, a música, a montagem, os ensaios e o texto literário. A Culminância, no último módulo, será com a apresentação de um espetáculo.

Serão oferecidas 25 vagas. A ficha de inscrição está no site da Fundação Macaé de Cultura: em “álbum de fotos”, selecione “ver todos os álbuns” e opte pelo último, “Inscrição Oficina de Teatro de Bonecos”. A ficha preenchida deve ser entregue na Fundação Macaé de Cultura, no endereço Avenida Rui Barbosa, 780, 2º andar, no Centro Macaé de Cultura, das 8h às 16h30. As inscrições são gratuitas e também podem ser feitas pela Internet. Basta enviar as informações pedidas na ficha de inscrição para o e-mail: deboramagalhaes@macae.rj.gov.br.