Abertura da Casa da Cidadania e aula inaugural do Protejo acontecem nesta segunda-feira

06/02/2009 16:19:09 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Coral ensaiou na manhã desta sexta-feira

O início das atividades da Casa da Cidadania, instalada na Associação de Moradores do Botafogo, e dos cursos do Protejo (Proteção dos Jovens em Território Vulnerável) do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) contará com a presença da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva. O prefeito Riverton Mussi e a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, participarão da cerimônia que será realizada na segunda-feira (9), às 9 horas.

Conhecido como Jovens pela Paz, o projeto é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a prefeitura e visa manter o jovem longe do risco social da comunidade em que reside. O Pronasci beneficiará com ações sociais 18 territórios em todo o Estado. Macaé foi contemplada com dois territórios: Botafogo e Malvinas. Em cada região serão desenvolvidos três projetos: Mulheres da Paz, Espaços Urbanos Seguros (Peus) e Protejo, voltados para jovens de 15 a 29 anos.

Fruto de mais uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, o Pronasci começou a ser implantado em Macaé graças à assinatura do convênio entre o prefeito Riverton Mussi e o Ministro da Justiça Tarso Genro. Os 150 jovens inscritos e selecionados para participarem do Jovens pela Paz vão cursar as aulas de Administração, Turismo e Hotelaria que começam nesta segunda-feira. Os jovens receberão uma ajuda de custo do governo federal no valor de R$ 100 por mês e material didático.

- Na Casa da Cidadania, que funcionará com verba do Pronasci, serão instaladas rede de computadores com Internet, sala para cursos e uma sala para as Mulheres da Paz interagirem com os jovens e realizar encaminhamentos (como tratamentos para dependência química e outras ações cidadãs). As aulas do Protejo funcionarão diariamente das 8h às 12h e das 13h às 17h em salas cedidas pela prefeitura explicou o coordenador dos projetos em Macaé, explicou o coordenador dos projetos em Macaé, Swami Lopes.

Mulheres da Paz - As 140 mulheres da paz já estão trabalhando nas comunidades e estão recebendo uma ajuda de custo de R$ 190 mensais do governo federal. Em novembro, foi publicado um edital e posteriormente 590 mulheres se inscreveram no processo seletivo realizado no Colégio Estadual Senhor dos Passos. Elas participaram de cursos de capacitação e palestras sobre assuntos como a “Lei Maria da Penha”, além de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio.

Espaços Urbanos Seguros (Peus) – os 10 jovens selecionados que vão fazer o curso no Senac, de técnicas na construção civil, fizeram a inscrição no mesmo período que o projeto Jovens pela Paz. O curso será realizado na Casa da Cidadania.