ABJE realiza aula inaugural do 5º pólo de esportes

22/07/2009 11:30:54 - Jornalista: Equipe Secom

A Associação Beneficente Promocional Esportiva de Apoio ao Jovem (ABEJ) realizou, na última sexta feira (17), sua aula inaugural. O evento levou cerca de 150 atletas das modalidades jiu-jitsu e capoeira ao novo pólo, localizado no bairro Cajueiros.

Segundo o presidente da ABEJ, Waldir Neto, o objetivo do novo pólo é atender a crianças e jovens da localidade, visando a inclusão social através da prática esportiva, capacitando o aluno em um atleta competidor. “O principal objetivo é formar uma equipe de competidores que represente o município em competições nacionais e até internacionais”, disse o presidente, acrescentando que todo o trabalho vem sendo coordenado pelo professor Adão Januário (Gracie Barra Jiu-jitsu) e o instrutor Tim (Abadá Capoeira).

O coordenador Adão Januário, fundador da ONG, em seu discurso agradeceu a presença das autoridades no evento. Ele destacou a colaboração que vem sendo dada por parte da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) e do secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Alex de Moraes, que além de ceder o Ginásio Poliesportivo, também disponibiliza a academia e a fisioterapia aos atletas e alunos praticantes da ABEJ.

Adão Januário ainda destacou a presença do vereador e presidente da Câmara Municipal de Macaé, Paulo Antunes, um dos principais apoiadores do projeto, que fez um discurso bem humorado sobre a importância do esporte para a sociedade mais carente, e da secretária de Cultura, Sheila Polly. Finalizando, lembrou que todo o trabalho não seria realizado se não fosse o esforço dos professores voluntários: César Maillet, Marvel Maillet, Antônio Marcos e Robertinho, que estão nos outros pólos que funcionam nos bairros Aeroporto, Sol y Mar (ginásio), Horto, e Centro.

Após o discurso, tiveram início as aulas de capoeira e jiu-jitsu, num clima de descontração e integração, secretário e presidente da Câmara participaram da aula dando exemplo de que todos estão aptos a praticar o esporte, desenvolvendo conhecimento na prática esportiva.

O professor Aldo Januário (Caveirinha) veio de Long Beach (EUA), onde ministra aulas de jiu-jitsu, prestigiar e promover o intercâmbio esportivo. Já o professor de karatê Rudney Fernandes aproveitou a inauguração e se lançou como voluntário do projeto, inserindo mais esta modalidade. Os interessados podem entrar em contrato com a secretaria do projeto, no pólo Cajueiros, no horário comercial.