Ação da equipe de Pronta Ação prossegue em Águas Maravilhosas

17/06/2021 18:56:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Secretaria Adjunta de Habitação

As casas demolidas estavam vazias

A Prefeitura de Macaé, através da Equipe Pronta Ação, deu prosseguimento às demolições de construções em áreas impróprias do município. Nesta quinta (17), o trabalho foi no bairro Águas Maravilhosas.

A Secretaria Adjunta de Habitação realizou uma visita técnica no bairro, reunindo dados prévios. As casas demolidas estavam vazias.

A ação teve como finalidade evitar a ocupação do local, que já foi um antigo lixão e é impróprio para moradias. A localidade de Águas Maravilhosas, por decisão do Ministério Público e, baseada em um estudo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), não pode ser habitada. Está previsto um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que deverá ser desenvolvido pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.

A Pronta Ação é formada pelas Secretarias Municipais de Habitação, Ordem Pública, Ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Procuradoria Geral e Adjuntas de Obras e Serviços Públicos. A operação desta quinta-feira foi realizada com servidores da Secretaria de Infraestrutura, com apoio da Polícia Militar.

A ação no Águas Maravilhosas contou com a equipe técnica da Habitação, tendo o acompanhamento do Arquiteto e Urbanista Renato Schueler, e as Assistentes Sociais Ronilda Costa e Úrsula Santana, e o Engenheiro Maximiniano da Secretaria de Obras. Como objetivo evitar a ocupação do local, que já foi um antigo lixão e impróprio para moradias, que na ação desta quinta (17), anexou mais sete selagens demolidas, quatro cercamentos e três muros irregulares retirados.

A comissão de Pronta Ação, criada pelo Decreto n° 241/2014, se reúne semanalmente, de forma virtual, para discutir o planejamento das futuras ações de acordo com as demandas e suas mudanças.

"O conjunto das secretarias envolvidas é essencial para o êxito do trabalho em equipe. A soma e a troca, definidos em comum, de acordo com os estudos técnicos, é o que leva a chegarmos no objetivo proposto", disse o Secretário Adjunto de Habitação, Leandro Mussi.

Antes da ação em Águas Maravilhosas, a Secretaria Adjunta de Habitação realizou Visita Técnica Multidisciplinar no Bairro, reunindo, dados prévios para a ação realizada, com acompanhamento técnico dos engenheiros Giovani Tapudima e Alessandra Schueler, também respaldada por representantes da Assistência Social.


Fotos Relacionadas