Ação da prefeitura conduz moradores de rua a abrigo

29/01/2009 11:50:25 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Secretário (de camisa preta) ajuda moradores de rua a irem para a Pousada da Cidadania

Numa operação que durou cerca de duas horas e meia no fim da noite de quarta-feira, 28, em diversos pontos do município, a prefeitura conseguiu êxito na primeira etapa do Programa ‘Cidadania e Dignidade’, em 2009. O objetivo principal, de acordo com o secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros, o Julinho, que liderou a comitiva, é garantir oportunidade de ressocialização a quem, por um ou outro motivo, estava perambulando pelas esquinas de Macaé.

A ação teve ainda a participação de homens da Guarda Municipal, da secretaria de Ordem Pública. No itinerário, locais públicos utilizados por moradores de rua para se abrigarem durante à noite, casos da Praça Washington Luiz, no Centro, debaixo da marquise de uma loja, em frente à rodoviária, e ainda uma casa abandonada no final da orla da Praia dos Cavaleiros, na Avenida Atlântica.

Uma kombi e uma van foram usadas na ação para conduzir os moradores de rua com pertences pessoais necessários, como documentos e roupas, para o abrigo. “As pessoas que quiserem ajuda da prefeitura para terem uma nova oportunidade em Macaé, vão encontrar nosso apoio. Mas, as que optarem pelas ruas, terão de retornar às suas cidades de origem”, enfatizou Julinho.

Na operação, pelo menos 15 pessoas foram retiradas das ruas. Todas foram levadas para a Pousada da Cidadania onde têm, além de acomodação e alimentação gratuitas, acompanhamento psicológico. No caso de desejarem voltar para casa, a secretaria também viabiliza a passagem. Esta semana, sete pessoas embarcaram para as cidades de origem em estados diferentes, como Bahia, Pernambuco e Espírito Santo.

Somente neste mês de janeiro, a secretaria já investiu quase R$ 5 mil em passagens para reenviar pessoas que estavam vivendo como mendigos nas ruas do município. “É um trabalho diário e cansativo, mas que assumimos como desafio para não termos mais em nossas ruas pessoas vivendo abaixo da linha da dignidade”, definiu Julinho, informando ainda que este tipo de ação será constante.

Mas, quem pensa que o trabalho se resume às ações a noite está enganado. Menos de 8 horas após a operação, a equipe voltou aos Cavaleiros. Lá, haviam ficado cobertores, colchonetes, sombrinhas e até uma espécie da carroça utilizada pelos moradores de rua para catar lixo. Para retirar todo o material, por volta das 7h desta quinta-feira, 29, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos enviou um caminhão para recolher o material.