'Acessuas Trabalho' vai oferecer oficinas temáticas gratuitas

31/01/2024 18:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

O cadastro começa depois do Carnaval

O programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho "Acessuas Trabalho" está se preparando para o oferecimento de oficinas temáticas gratuitas. A programação atende pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 14 e 64 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial: inscritas no CadÚnico; adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos; e mulheres vítimas de violência. O cadastro que este ano será online começará após o Carnaval. As oficinas estão previstas para março.

O programa tem como ações: promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, por meio de identificação e sensibilização de usuários; desenvolvimento de habilidades e orientação para os usuários; acesso a oportunidades por meio do encaminhamento de usuários; monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho; e articulação com outros programas e serviços da assistência social e de demais áreas, como saúde, educação e trabalho; e acompanhar usuários que ingressam no mundo do trabalho.

Para otimizar o atendimento aos cidadãos e proporcionar facilidade e agilidade na comunicação, o "Acessuas" também está atendendo através do número de WhatsApp (22 99101-7581), e nas redes sociais, com destaque para o Instagram (@acessuastrabalhomacae). O objetivo é facilitar a interação com a comunidade. A expectativa é atender 1.100 usuários em Macaé.

Ainda este ano também está previsto aconselhamento e auxílio na preparação dos participantes para a atividade produtiva. Através de algumas parcerias também estão previstas oficinas com diferentes profissionais do mercado de trabalho de Macaé.

Sobre o programa

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

Vale lembrar que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.