Adesão marca a semana de prevenção ao câncer de colo de útero

02/10/2007 14:43:28 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com um trabalho pautado na prevenção e promoção da saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria Especial de Saúde (Semusa), em parceria com a Maçonaria Macaense e o Centro de Apoio ao Paciente Onconlógico (Capo), comemora o sucesso da I Semana de prevenção ao câncer de colo de útero realizado entre os dias 22 e 28 de setembro.

Durante oito dias aproximadamente 1.600 mulheres de todas as idades compareceram aos postos de saúde para fazer o exame de papanicolau, visando a prevenção ou a detecção da doença, que é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres. “É uma demonstração de conscientização da importância de se prevenir e de auto-estima”, frisa o secretário Especial de Saúde Luiz da Penha.

Ele acrescenta que a melhor maneira de combater o câncer de colo de útero é atuar na prevenção. Por isso, a secretaria tem procurado sensibilizar as mulheres sobre a importância do exame para a saúde feminina, fazendo com que cada uma possa também ser uma multiplicadora de informações.

Além do câncer de colo de útero, durante o exame clínico a equipe fez uma abordagem à paciente sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, através do uso do preservativo, a importância do auto-exame nas mamas e a visita periódica ao ginecologista.

A semana de prevenção ao câncer de colo de útero fará parte do calendário de campanha anual da secretaria Especial de Saúde. O secretário executivo de Saúde, Paulo Seady, lembra que a Semusa conta com o Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, onde são oferecidas consultas, exames, orientações às mulheres sobre diversas questões. “Quem não participou da campanha pode procurar uma das unidades de saúde para fazer sua consulta e o seu exame”, garante.

O resultado do exame será entregue no prazo máximo de 40 dias, no local onde o mesmo foi realizado. Os casos em que for necessária intervenção cirúrgica serão encaminhados imediatamente.

O câncer do colo uterino se desenvolve lentamente e não apresenta sintomas na fase inicial. Quanto mais rapidamente for diagnosticada maior é a chance de recuperação da mulher e menores serão as complicações no tratamento.