Adolescente recebe atendimento diferencial na área de saúde

30/05/2008 14:29:51 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com um trabalho focado na orientação, prevenção e assistência necessária aos adolescentes, o Centro de Referência do Adolescente (CRA) da secretaria Especial de Saúde de Macaé, mudou de endereço. A nova sede da instituição agora funciona na rua Benedito Lacerda, 212, no bairro Imbetiba.

Com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeira, ginecologista/obstetra, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga e dermatologista o CRA realiza semanalmente grupos de adolescentes e duas vezes na semana ginástica para gestantes, atendimento individual com fisioterapeuta com orientação sobre postura, posição correta para a gestante dormir, entre outros.

Por mês são realizados cerca de 700 atendimentos. De acordo com a coordenadora do programa, Monique Gouveia a equipe agora está empenhada no projeto denominado “Educação preventiva nas escolas”, em parceria com diversas secretarias.

O projeto consiste na capacitação de alguns adolescentes em diversos temas ligados a sexualidade, para que os mesmo sejam multiplicadores deste novos conhecimentos dentro de sua comunidade e escola.

CRA – No Centro de Referência do Adolescente, os jovens recebem atendimento individualizado e em grupo, onde discutem questões a respeito de drogas, família, sexo, amizade, gravidez, entre outros. No CRA, o adolescente fica à vontade para conversar e tirar todas as dúvidas.

O trabalho desenvolvido pelo CRA é feito de forma participativa e vivencial, através de dinâmicas de grupo e discussões sobre os temas propostos. São utilizados filmes, músicas, textos e apresentações de casos, onde os adolescentes podem refletir sobre todos os assuntos.

As adolescentes grávidas recebem consultas de pré-natal e acompanhamento psicológico, nutricional e social no CRA.