Aeroporto ganha nova escola de educação infantil

17/02/2016 10:48:00 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Bruno Campos

Nesta quinta-feira, inauguração de escola de educação infantil será na Piracema

O prefeito Dr. Aluízio inaugurou nesta terça-feira (16) um novo espaço no Parque Aeroporto, onde agora passa a funcionar a Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Maris Sarmento Torres. Com a reestruturação de parte do prédio da Coordenadoria Especial de Apoio ao Escolar (Cemeaes) no Aeroporto, a escola irá receber inicialmente 240 estudantes. Nesta quinta-feira (18), às 16 horas, o prefeito vai inaugurar a Escola de Educação Infantil Marlene Diniz Caldas, na Piracema, no anexo da igreja da Vila Piracema.

- Quero agradecer as pessoas vocacionadas para o enfrentamento da gestão pública e dizer que o desafio maior não é inaugurar escolas, mas sim se colocar no lugar do outro, saber o que é prioridade no momento de crise. A escola é o lugar onde formamos as próximas gerações. Falar de prefeitura é o de menos. Eu falo de gestão para mais de 250 mil pessoas que precisam de cuidados na cidade e a Educação é fundamental no processo. Dificuldade todos passamos, mas o caminho é o trabalho e a perseverança - disse o prefeito.

A diretora Elizeth Sanandres agradeceu o investimento. A filha da professora homenageada com o nome da escola, Letícia Sarmento, falou em nome da família sobre a trajetória da educadora.

Márcia Marinho, moradora do bairro Ajuda de Baixo, mãe de Gabriel Marinho, de cinco anos, disse estar tranquila porque o filho não vai mais para o Centro da cidade todos os dias. Sandrina Silva, residente no Aeroporto, mãe de Felipe Huebra, cinco anos, elogiou a estrutura da escola, agora num ambiente totalmente adequado para as crianças. Elisa Chaves, moradora do Imburo, mãe de Noemi Fidélis, quatro anos, ressaltou o carinho e o zelo da equipe gestora escolar.

Antes a escola ficava em uma casa alugada no bairro Imbetiba, atendendo 49 alunos moradores do Aeroporto e bairros adjacentes, que se deslocavam com transporte escolar oferecido pelo município. Dos 240 estudantes divididos em 12 turmas, 191 são novos, que já preencheram as vagas oferecidas. Os demais 49 estudantes estavam alocados no antigo espaço, que funcionava na Imbetiba. A prioridade do atendimento é para moradores do Aeroporto e adjacências. O espaço conta com seis salas de aula, secretaria, cozinha, refeitório, quatro banheiros, salas de leitura, vídeo e informática.

O Secretário de Educação, Guto Garcia, falou sobre a demanda de novos alunos matriculados este ano e o desafio de atender todos. Com a abertura da terceira fase de matricula esta semana, o numero de alunos novos, que até semana passada era de oito mil, deve chegar a nove mil.

- Estamos atendendo 100% dos alunos a partir de quatro anos conforme a Lei e 100% da demanda dos alunos de três anos mesmo não sendo obrigação legal do município e até final do ano vamos atender os de dois anos de idade. Os investimentos em Educação continuam. O governo chamou os professores concursados e estamos adequando a rede - enumerou. De acordo com Guto Garcia, com as ampliações e inaugurações, a intenção é assegurar a permanência das crianças na escola priorizando o atendimento dos estudantes nas proximidades de onde residem.

O Poder Legislativo estava representado pelos vereadores Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca; Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto e Lúcio Mauro.


Fotos Relacionadas