Agendamento para tirar carteira de identidade será online

08/11/2021 14:00:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A ação é da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda

Nesta quarta-feira (10), será retomado, no município, o agendamento de vagas para emissão do documento de Identificação Civil online, a carteira de identidade. Durante o mês de novembro serão disponibilizadas 10 vagas por dia. A ação é da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda.

De acordo com a secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes, a partir de dezembro, o agendamento será totalmente remoto. "O cidadão poderá acessar o sistema da SEMTRE no site da prefeitura, que ficará em área de destaque no site, e realizar o agendamento utilizando até mesmo o telefone celular", explicou.

Sabrina ressalta que o objetivo é simplificar o acesso que hoje é feito exclusivamente por telefone. "Desde junho, com o suporte da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, foram disponibilizadas duas linhas telefônicas exclusivas para a Central do Trabalhador, mas com a demanda grande por agendamentos, decidimos ampliar o acesso de modo virtual", observa, acrescentando que, a partir de dezembro, todas as vagas estarão no sistema.

Já o cidadão que não possuir acesso à internet, poderá comparecer à Central do Trabalhador (Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr), na Barra de Macaé, para o agendamento do RG de forma presencial. "Os demais deverão acessar o sistema, sempre a partir das 8h30 do dia anterior, buscar as vagas e agendar. Nós estamos trabalhando para acelerar os processos e desburocratizá-los", frisou.

Capacitação - A secretária lembra que toda equipe esteve, no mês de agosto, no Rio de Janeiro para uma capacitação. Atualmente são quatro profissionais formados e habilitados, sendo dois supervisores e dois servidores para atender exclusivamente à demanda de RG. "Estamos adquirindo novos equipamentos para tornar o processo ainda mais ágil e com maior número de vagas disponíveis para a população", completa.