Agentes Comunitários de Saúde fazem treinamento de suporte básico de vida

08/04/2009 14:54:43 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (8) a abertura do Treinamento em Suporte Básico de Vidas, o evento promovido pela secretaria de Saúde de Macaé foi destinado aos agentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Família. Treinamento faz parte das comemorações do Dia Mundial de Saúde, celebrado no último dia sete.

Durante a solenidade de abertura, o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressaltou a importância da participação dos profissionais de saúde nos cursos e treinamentos para a melhoria da qualidade dos atendimentos aos usuários. “Nossos pacientes devem receber o melhor e só através de profissionais qualificados e atualizados poderemos chegar a excelência”, disse.

Da mesma forma que o secretário de Saúde, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Lúcio Mauro da Silva , disse que prima por uma saúde de qualidade. “Como profissional da área de saúde, quero dar todo meu apoio ao secretário e caminhar junto. Este trabalho de educação continuada dos profissionais é a melhor forma de conseguir a melhoria constante dos serviços, não só no setor de saúde”, acrescentou.

Treinamento – A coordenadora geral de Saúde Coletiva, Laila Nunes lembra que o curso será realizado em quatro módulos. Nesta quarta o tema abordado foi “Avaliação inicial do paciente em emergências”.

- O objetivo deste curso é capacitar os agentes comunitários, para que possam em caso de emergência realizar o primeiro atendimento no paciente até a chegada da unidade móvel. Com a capacitação eles podem se sentir mais seguros e saber exatamente o quais procedimentos tomar diante de diversas situações, frisou Laila.