Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação sobre violência doméstica

25/04/2008 18:06:52 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Sensibilizar o agente comunitário de saúde com relação à violência doméstica contra a mulher e o adolescente. Este é o objetivo do curso de capacitação que a secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), na próxima segunda-feira (28). O evento, realizado no auditório da Uniodonto, na Rua Marechal Deodoro, 411, começou nesta sexta-feira (2%0 e está sendo ministrado pela mestre em violência intra-familiar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marisa Chaves.

- Não podemos pensar somente na saúde descolada de outras áreas como a assistência social, a cultura. É preciso criar uma rede para este tipo de situação – disse a mestre, lembrando a importância da união de forças para diminuir os casos de violência contra a mulher e contra o adolescente.

Segundo a supervisora do serviço social do PSF, Luzia Santana, esta palestra será ministrada para todos os agentes comunitários de Macaé. “Queremos sensibilizar os agentes para que identifiquem os problemas das famílias que eles visitam. Quando chegarem nas casas conseguir identificar no olhar o que o jovem, o que a mãe está passando”, explicou.

Os agentes foram divididos em quatro grupos, a palestra da manhã de sexta foi com os profissionais da região serrana, como Frade, Trapiche e Bicuda. Na parte da tarde e nas duas turmas de segunda-feira, participam o restante do grupo de profissionais da cidade.

A capacitação faz parte do Programa de Compensação de Especificidades Regionais, do Governo Federal, que repassa um incentivo financeiro de R$ 186 mil por ano para o desenvolvimento de projetos voltados no combate a violência intra-familiar, saúde da mulher e da criança.