Agora é a Copa Rio

13/04/2009 14:43:10 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Divulgação

Meia Wallacer foi o artilheiro do Macaé Esporte no Carioca, com 8 gols

Após garantir o quinto lugar no Campeonato Carioca e, consequentemente uma vaga na Série D do Brasileiro, o Macaé Esporte volta as suas atenções primeiro para a disputa da Copa Rio. A estreia do Alvianil Praiano nesta competição será no próximo dia 25, contra o Tigres do Brasil, em local a ser definido. Porém, a equipe inicia a preparação nesta terça-feira (14), às 15h, quando os jogadores irão se reapresentar no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.

De acordo com o presidente Valter Luis Medeiros Bittencourt, o Valtinho, a diretoria ainda não confirmou a permanência do treinador Dário Lourenço no comando da equipe, apesar de não descartar a renovação do contrato do técnico. Nesta semana, os jogadores devem participar somente de treinos físicos, sob a direção do preparador Narciso Dias. Enquanto isso, os dirigentes irão negociar a renovação de contrato com os atletas que permanecem no clube.

- Fizemos uma proposta ao Dário e deveremos ter uma definição até o fim desta semana. Ele tem a prioridade na renovação, mas nós também estamos estudando a possibilidade de outros nomes, que inclusive fizeram bons trabalhos aqui no Macaé. A mesma situação é a dos jogadores. Já conversamos com alguns deles e pretendemos definir logo o nosso elenco - explicou Valtinho.

Copa Rio

Na Copa Rio, o Macaé Esporte inicia a disputa na segunda fase, assim como os outros 7 melhores colocados do Carioca de 2008: Madureira, Boavista, Cabofriense, Friburguense, Volta Redonda e Americano. Também estão na briga os finalistas da Segunda e Terceira Divisões também do ano de 2008, como Bangu, Tigres do Brasil e Quissamã. As quatro vagas restantes serão preenchidas pelos clubes que estão disputando o hexagonal (grupo A): CFZ do Rio, Sendas, Aperibeense, Campo Grande, Fênix e Castelo Branco.

Na segunda fase, os 15 times serão distribuídos em três grupos (B, C e D) e se enfrentam em jogos de ida e volta, classificando-se as duas melhores colocadas de cada chave e as duas de melhor índice técnico dentre as colocadas em terceiro lugar. Já na terceira fase, as equipes serão divididas em dois grupos (E e F) de quatro, classificando-se para a final as vencedoras de cada chave. O campeão garantirá vaga na Copa do Brasil de 2010 e, o vice, na Série D do Brasileiro do mesmo ano.

Nesta segunda fase, o Macaé caiu no Grupo B, que tem ainda Madureira, Friburguense, Tigres do Brasil e o segundo colocado do hexagonal, que hoje seria o Aperibeense, a três rodada do fim da fase de classificação. O time do Noroeste Fluminense soma 13 pontos, dois a menos que o líder Sendas. O Castelo Branco aparece em terceiro com 12, seguido do Fênix, com 11. Hoje, o CFZ do Rio (9 pontos) e o Campo Grande (0) estariam de fora da segunda fase da competição.