Agora só resta o Troféu João Ellis Filho

05/04/2010 15:39:27 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

Volante macaense Gedeil disputa a bola com o zagueiro Dalton, do Flu

Em sua despedida da Taça Rio, o Macaé Esporte foi derrotado por 3 a 1 pelo Fluminense no Maracanã, na tarde deste domingo (04) de Páscoa. Alan (2) e Everton fizeram para o Tricolor das Laranjeiras. O volante André Gomes, em cobrança de falta, descontou para o Alvianil. Com o resultado, o Macaé ficou em quarto no Grupo B, com 10 pontos, e o Fluminense em segundo do Grupo A, com 19 pontos.

Ficaram ainda definidas as semifinais do segundo turno e do Troféu João Ellis Filho, disputado entre os terceiros e quartos colocados de ambos os grupos. Na briga pela Taça Rio, os duelos são os seguintes: Flamengo (1°A) x Vasco (2°B) e Botafogo (1°B) x Fluminense (2°A). Pelo João Ellis, os confrontos são: Bangu (3°A) x Macaé (4°B) e América (3°B) x Boavista (4°A). As datas serão definidas nesta segunda-feira (05).

O jogo

Com uma postura cautelosa, o Macaé até começou bem a partida no Maracanã, anulando as principais jogadas do Fluminense. Até a metade do primeiro tempo, as equipes pouco criaram. De ressaltar mesmo só um cruzamento perigoso do meia Norton, pela esquerda, que o goleiro Rafael defendeu. Porém, a melhor chance do Alvianil aconteceu aos 27min. Norton lançou o atacante Fernandão, que entrou livre na área. Atento, Rafael fez excelente defesa nos pés do camisa nove no momento do drible.

E, no momento em que começava a dominar as ações, o Macaé sofreu o primeiro gol aos 27min. Alan recebeu na área, se livrou do zagueiro André e chutou sem chances para Jefferson. Aos 33min, o Tricolor das Laranjeiras quase ampliou com o volante Diogo, em chute da entrada da área. O goleiro macaense fez boa defesa, colocando a bola para escanteio. Mas, aos 39min, o Fluminense não perdoou e fez o segundo antes de ir para o intervalo. Wellington Silva cruzou da esquerda e Everton fez de cabeça.

Para a etapa final, o técnico Dário Lourenço desfez o esquema 3-6-1 e retornou ao tradicional 4-4-2. Saíram o zagueiro Otávio e o ala-esquerdo Bill para as entradas de Anderson e Ramon, respectivamente. E, aos 8min, o Macaé chegou a diminuir o marcador, com Anderson, mas a assistente Andréa Marcelino de Sá marcou impedimento. Dois minutos depois, o Flu quase fez o terceiro com Mariano. Jefferson fez grande defesa. Aos 12, foi a vez do Alan desperdiçar boa chance. Livre na área, ele chutou sobre o gol.

O Macaé Esporte voltou a levar perigo aos 16min. Anderson recebeu na área, finalizou forte de direito, mas Rafael defendeu com os pés. Aos 18, foi a vez do lateral-esquerdo Ramon arriscar da intermediária e exigir boa defesa do goleiro Tricolor. Em busca do gol, o Macaé quase fez aos 28min com Norton. Porém, o meia chutou fraco, à direita do Rafael. Só que, aos 30min, Alan fez o terceiro do Fluminense. Ele recebeu de costas para o gol, livrou-se da marcação e chutou na saída do goleiro Jefferson.

Em busca do gol de honra, o Macaé Esporte diminuiu aos 40min numa bela cobrança de falta do volante André Gomes, artilheiro do clube neste Campeonato Carioca, com nove gols. Nos minutos finais, os dois times não criaram jogadas de perigo e o Fluminense assegurou a vitória de 3 a 1 no Maior do Mundo, que recebeu menos de cinco mil torcedores.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3 X 1 MACAÉ ESPORTE
Data/Hora: 04/04/2010 – 16h
Local: Maracanã
Público: 2.551 pagantes (4.146 presentes)
Renda: R$ 79.750,00
Árbitro: Simone Xavier de Paula e Silva
Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá
Cartões amarelos: Cássio, Dalton e Digão (FLU); André Gomes (MAC)
>> Fluminense: Rafael; Gum (Digão), Dalton e Cássio; Mariano (Thiaguinho), Diogo, Everton (Dieguinho), Conca e Júlio César; Alan e Wellington Silva. Técnico: Cuca.
>> Macaé: Jefferson; Otávio (Anderson), André e Ricardo; Da Silva, Gedeil (Tales), Marciel, André Gomes, Norton e Bill (Ramon); Fernandão. Técnico: Dário Lourenço.


>> Classificação da Taça Rio:

GRUPO A
1° Flamengo, 22 pts
2° Fluminense, 19 pts
3° Bangu, 14 pts
4° Boavista, 12 pts
5° Americano, 11 pts
6° Duque de Caxias, 10 pts
7° Olaria, 9 pts
8° Volta Redonda, 7 pts

GRUPO B
1° Botafogo, 17 pts
2° Vasco, 15 pts
3° América, 14 pts
4° Macaé, 10 pts
5° Madureira, 7 pts
6° Tigres, 6 pts
7° Resende, 6 pts
8° Friburguense, 5 pts