Agora vale uma vaga na Série C!

26/09/2009 09:15:30 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Tiago Ferreira

Zagueiro e capitão André (D) durante treino no Estádio Cláudio Moacyr

Chegou a hora, Macaé! E não dá mais para adiar. Uma vitória sobre o Tupi neste domingo (27), às 17h, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, recolocará o Alvianil Praiano no Brasileiro da Série C. Como a equipe mineira venceu a partida de ida da quarta fase da Série D por 3 a 2, em Juiz de Fora, os comandados do técnico Toninho Andrade garantem a classificação com triunfo simples (1 a 0 ou 2 a 1). O Galo Carijó, por sua vez, joga pelo empate.

Mas, para seguir na competição e na luta pelo título, o Macaé terá que quebrar uma escrita. O clube nunca derrotou o Tupi em Brasileiros. No geral, são cinco jogos, com três empates e duas vitórias do rival. Os dois primeiros duelos aconteceram na segunda fase da Série C de 2003. Na partida em Macaé, tudo igual: 1 a 1. Porém, em Juiz de Fora, os mineiros venceram por 2 a 1. Os outros três confrontos da história foram disputados nesta Série D.

- Não temos que nos prender a esse tabu. Precisamos, sim, é entrar em campo concentrados e vencer o jogo, que é o único resultado que nos interessa. Trabalhamos forte durante a semana e os jogadores estão bastante motivados. Sabemos que a missão não é fácil, porém temos que fazer valer o mando de campo. Além disso, o apoio do nosso torcedor será fundamente neste momento decisivo da competição - disse o técnico Toninho Andrade.

Apesar de as campanhas serem parecidas, Macaé e Tupi têm retrospectos diferentes quando o assunto é mando de campo. Enquanto o Alvianil está invicto em seus domínios (três vitórias e dois empates), o time mineiro ainda não perdeu fora de casa (uma vitória e quatro empates). No geral, o Macaé tem a terceira melhor campanha, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Já o Tupi, em segundo, soma cinco vitórias, cinco empates e uma derrota.

- Superamos muitas adversidades nesta Série D e não queremos ficar pelo caminho. Estamos focados e vamos lutar pela classificação até o último minuto, assim como foi na partida contra o Paulista [pela segunda fase]. Estávamos eliminados até aos 44 minutos do segundo tempo e, com dois gols nos acréscimos, ficamos com a vaga. É esse o espírito que precisamos ter nesta segunda partida contra o Tupi - afirmou o zagueiro e capitão André.

E, para este jogo, Toninho Andrade deverá escalar o Macaé com uma formação mais ofensiva. Com a suspensão do volante camaronês Steve, expulso na primeira partida, o técnico adotará o esquema 4-3-3, com o artilheiro Anderson ao lado dos também atacantes Bruno Luiz e Léo Santos. Já o meio de campo alvianil será formado pelos volantes Gedeil e André Gomes, além do apoiador Wallacer.

Apoio - A torcida macaense comparecerá em grande número no Godofredo Cruz. Ao todo, 15 ônibus já estão lotados com destino a vizinha cidade de Campos. Além disso, vários torcedores devem pegar a estrada em carros particulares para apoiar o Alvianil neste confronto que vale o acesso à Série C de 2010.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE X TUPI-MG
Data/Hora: 27/09/2009 – 17h
Local: Estádio Godofredo Cruz (Campos)
Árbitro: Luiz Alberto Bites (GO)
Auxiliares: João Patrício de Araújo (GO) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO)
>> Macaé: Lugão; Uilian, André, Otávio e Bill; Gedeil, André Gomes e Wallacer; Anderson, Léo Santos e Bruno Luiz. Técnico: Toninho Andrade.
>> Tupi: Gonçalves; Marcelinho, João Júnior e Fabrício Soares; Jaiminho, Darlan, Marcel, Felipe Canavan e Michel; Raphael Aguiar e Ademilson. Técnico: Léo Condé.