Agrape apóia iniciativa de plantio de mudas na serra

29/05/2008 17:50:58 - Jornalista: Equipe Secom

Acontecerá no próximo domingo, dia 1º de junho, o 5º Mutirão de Plantio de Árvores Nativas da Mata Atlântica na Serra de Macaé. O evento, que prevê a revegetação de nascentes, matas ciliares e áreas degradadas é uma iniciativa da ONG Vida Sustentável em parceria com o 95º RJ Grupo de Escoteiros "José Passos de Souza Junior" e com o Horto Municipal que é gerido pela Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape).

- Este é o quinto mutirão que faremos no Distrito de Glicério. A iniciativa vem reforçar o Projeto Flora Brasil Sustentável - Macaé e junto ao XVI Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, objetiva dar vida e sustentabilidade às áreas degradadas pela ação do homem. Além disso, visa conscientizar a população serrana da sua responsabilidade social com o meio ambiente, disse o presidente da ONG Vida Sustentável, Paulo Moraes.

Segundo Moraes, as ONG`s da região serrana de Macaé, tais como Amigos da Serra, Vida Sana, a empresa de Esportes de Aventura Cruck`s da Serra e o Bloco Unidos da Serra, participararão da atividade. Outras instituições estão sendo convidadas a integrarem as ações de plantio de mudas. "Nós esperamos cerca de 150 pessoas entre ambientalistas, integrantes das ONG`s, escoteiros e a população local para o evento".

Dentre as áreas beneficiadas com o plantio da mata ciliar estão a Cachoeira da Ciriaca, o Rio São Pedro, no trecho entre Glicério e Óleo e o Rio do Buião, no Condomínio Sabiá, no Óleo.

A parceria conta especialmente com o apoio da Agrape, que mantém o Horto Municipal, recentemente reformado, e para o mutirão realizará a doação das mudas que serão plantadas. Entre as espécies, estarão: pau d`alho, carapeteira, mal-casado, angico-fedegoso, ipê amarelo, ipê rosa, saboneteira e outras.

Os diretores do Colégio Municipal Raul Veiga em Glicério, Rosimar H. Faturini Pinheiro e seu Adjunto Uerlen Guimarães Costa, também colocaram equipes de trabalho à disposição do Mutirão. Aos que participarem da atividade será servido um almoço e os integrantes poderão utilizar as dependências do colégio para atividades durante todo o domingo.

De acordo com Washington Silva, Diretor Administrativo da ONG Vida Sustentável,-"Durante todo o domingo, haverá também prática de arvorismo, tirolesa e bóias na Ilha da Canoa e no Rio São Pedro. Esse é um acordo que fizemos com a Cruck`s da Serra, uma empresa de Esportes de Aventura, que tem uma equipe dirigida por Paulo Vasconcellos. Além disso, o 95º Grupo de Escoteiros irá fazer exposições de projetos ecologicamente corretos que serão apresentadas à população serrana, na Praça de Glicério".