Agrape realiza doação de alimentos para instituições de Macaé

13/06/2008 16:53:03 - Jornalista: Thales Coutinho

Resultado de um trabalho desenvolvido associado à solidariedade, a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) realizou na manhã desta sexta-feira (13), a entrega de produtos as entidades filantrópicas do município. Doando o excedente de produção do Horto Municipal e da parceria com pequenos e médios produtores beneficiados com o projeto Patrulha Mecanizada, o Recanto dos Idosos e o Lar São Francisco foram contemplados recebendo aipim, maracujá e arroz.

Acompanhando a entrega, a presidente da Agrape, Mariana Machado, alertou para a importância desta iniciativa da fundação, começada em 2006 e que tem como objetivo auxiliar as entidades filantrópicas do município que realizam trabalho social de qualidade.

– Há mais de dois anos, tivemos esta idéia. Através do projeto Patrulha Mecanizada, no qual a fundação faz o preparo da terra gratuitamente para o pequeno e médio produtor, tentamos sensibilizar o beneficiado em participar desta iniciativa, doando o que achar conveniente para instituições sérias de Macaé. Além disso, parte da produção do Horto Municipal, que é gerido pela Agrape, é destinada para doação – disse Mariana.

A presidente da Fundação ressaltou que com o período de colheita, as entregas passarão a acontecer semanalmente atendendo diversas entidades. Segundo Mariana Machado, a Agrape busca ser um agente facilitador, mediando a participação do homem do campo com as instituições filantrópicas do município.

Mariana fez questão de valorizar esta parceria de mão dupla que existe entre a Fundação que auxilia no preparo da terra, com o pequeno e médio produtor, que ao entender o espírito de solidariedade, disponibiliza parte da sua produção para doação.

– Grande parte dos pequenos e médios produtores que hoje conseguem produzir graças ao nosso auxílio gratuito no preparo da terra são parceiros fiéis desta iniciativa. Na entrega de hoje, o produtor Gilmar Marcondes, beneficiado com o Patrulha Mecanizada, cedeu o que julgou como excedente da sua produção de arroz para realizarmos estas doações – destacou a presidente. Machado aproveitou para lembrar que qualquer produtor rural que tenha interesse em participar desta corrente de solidariedade pode comunicar a Agrape.

Administrador do Recanto dos Idosos, Ronaldo Fernandes agradeceu a doação feita pela Agrape, considerando ser de grande valia para instituição. Atualmente, a entidade filantrópica atende cerca de 30 pessoas.

– Toda e qualquer doação é sempre muito bem-vinda pela instituição. O Recanto dos Idosos carece de variados tipos de produtos, como de limpeza e alimentício. E, a partir do momento que vemos a administração municipal se preocupando em auxiliar as entidades, compreendemos que a iniciativa vem de encontro com nossa economia, pois a verba que seria aplicada para compras desses produtos, podemos aproveitar e direcionar para outras importâncias – afirmou Fernandes.

No Lar São Francisco, outra entidade contemplada com a entrega de produtos doados pela Agrape, o Frei Pablo Rafael, ressaltou a necessidade das instituições receberem as doações.

– É de grande benefício para todos nós, já que o Lar depende bastante das doações para o seu funcionamento pleno. Certamente, esses produtos doados serão bem aproveitados e grande utilidade para o desenvolvimento do nosso trabalho com todos assistido – declarou Rafael.