Agricultura lança campanha contra aftosa nesta sexta-feira

28/10/2009 11:45:21 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Meta é vacinar gratuitamente 25 mil cabeças

A prefeitura de Macaé, por meio da Subsecretaria de Agricultura, e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) lançam, nesta sexta-feira (30), a segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa. A campanha nacional promovida pelo Ministério da Agricultura acontece em maio e novembro. Na primeira etapa, Macaé atingiu 90,89% de vacinação do rebanho bovino.


O lançamento da campanha será realizado, às 11h, na Fazenda Airis, Estrada Glicério/Córrego do Ouro, km 5, Macaé. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, o presidente da Federação de Agricultura, Pecuária, Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares, e o presidente da Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Fernandes Tavares, além de autoridades do município de Macaé estarão presentes ao evento.

Macaé possui 97 mil cabeças. A maior concentração do rebanho está na área do Vale do Rio Macaé (distrito 25), localizada às margens da BR-101, indo até o distrito de Córrego do Ouro.

Uma equipe de 31 vacinadores e auxiliares da Subsecretaria de Agricultura de Macaé executa a vacinação em toda a região serrana e no perímetro urbano, Virgem Santa e Imburo. A vacinação é obrigatória, mas a prefeitura faz a aplicação em cerca de 25 mil animais de pequenos produtores que possuem até 100 cabeças.

- Durante a campanha, a prefeitura também vacina contra a raiva. Os criadores que possuem mais de 100 cabeças devem adquirir a vacina contra a aftosa nas lojas credenciadas pelo Ministério da Agricultura. O Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado em Macaé faz a fiscalização por meio de acompanhamento das Declarações de Vacinação, onde constam os dados dos animais, entregue pelos produtores no órgão da Seappa, explica o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.

De acordo com o médico veterinário da Subsecretaria Municipal de Agricultura, Alexandre Augusto Gomes de Oliveira, o Batatinha, o estado do Rio de Janeiro está livre de aftosa com vacinação total do rebanho nas duas campanhas. O último caso foi registrado, em 1997, no município de Bom Jesus do Itabapoana.

- Quem tiver adquirido animal recentemente pode entrar em contato com o Departamento de Veterinária da Subsecretaria de Agricultura para tirar suas dúvidas -, completa o veterinário.