Água da Nova Holanda: obras continuam

11/04/2008 17:34:40 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A parceria entre a prefeitura de Macaé e a Cedae vai melhorar a oferta de água no bairro Nova Holanda. Na localidade, prosseguem as obras de ampliação da rede de distribuição de água, com instalação de tubulações de 200 milímetros em PVC. O bairro já recebeu a rede na rua principal, que já está sendo instalada nas ruas transversais. A ampliação da rede de distribuição de água do Nova Holanda atende a reivindicações dos moradores à prefeitura, e tem como objetivo duplicar a capacidade de água da Cedae que chega ao bairro.

Na ampliação da rede de água do bairro Nova Holanda, a Cedae entra com a tubulação, logística e tecnologia e a prefeitura, com equipamentos, maquinários, parte da mão-de-obra e todo suporte necessário para a realização da obra. A prefeitura e a Cedae fazem uma apelo aos moradores para que denunciem novas ligações clandestinas,q eu estão atrapalhando o andamento da obra.

Como explicou o superintendente da Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio de Aguiar, a melhoria da oferta de água na cidade só vai estar concluída quando estiverem prontas as obras de ampliação da adutora da Severina, um investimento de R$ 15 milhões. Ele disse, que tão logo as obras da ampliação da adutora estiverem concluídas, a Nova Holanda, assim como as localidades situadas até o Engenho da Praia e o Lagomar, serão beneficiadas com o aumento da oferta de água.

Como muitas outras localidades de Macaé, o Nova Holanda é um bairro que apresentou grande crescimento populacional nos últimos anos. O bairro, que contava apenas com uma tubulação central de 150 milímetros, sofria com a carência de água, já que a rede existente não vinha atendendo à demanda de água dos moradores.

Segundo o secretário de Obras, Mário Bucker, a carência de água em Macaé acontece porque que há anos não era feito um grande investimento do governo do Estado para aumentar a rede de água que serve à população.

- A prefeitura reconhece a carência de água no município, mas todos sabem que por mais de 10 anos não foi feito nenhum investimento do governo do Estado em Macaé para trazer mais água à população. Sabendo desse problema, o prefeito Riverton Mussi buscou apoio do governo estadual e, a partir daí, a Cedae tem se mostrado uma grande parceira para sanar essa deficiência. Além da implantação da rede na Nova Holanda e da nova tubulação que ampliará a adutora da Severina, a Cedae, junto com a prefeitura, já instalou redes novas na Imbetiba, ampliou a oferta de água no Barramares, no São José do Barreto e, agora, está na Aroeira, para ampliar o abastecimento de água nesse bairro – lembrou o secretário.

Bucker lembrou também que nos últimos anos muitas novas comunidades surgiram em Macaé, sem qualquer infra-estrutura. “Para atender à demanda de água nessas comunidades, enquanto a Cedae não realiza a implantação das redes de distribuição de água, a prefeitura tem colocado caixas de água comunitárias, para servir à população. Sabemos que a água é de responsabilidade do governo do Estado, mas a parceria da prefeitura com a Cedae está buscando agilizar a melhoria do abastecimento de água em toda cidade”, concluiu.