Água Limpa: ações para construção de novo canal começam nesta sexta

03/09/2009 16:07:45 - Jornalista: Izabel Monteiro

Prosseguindo as ações do Programa Água Limpa da prefeitura de Macaé, começa nesta sexta-feira (4), a retirada de trinta e sete árvores na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, no Visconde de Araújo. No local,será construído um canal para ampliar a captação das águas pluviais da região, com o objetivo de acabar com os alagamentos.

As obras estão incluídas na primeira fase do Água Limpa, e o corte das árvores foi autorizado pela secretaria de meio Ambiente, com contrapartida da empresa, de doação ao município de adubos orgânicos e mudas de várias espécies que serão plantadas pela prefeitura em vários locais do município.

Segundo o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, o corte das árvores é necessário para a abertura desse canal, que será montado com blocos pré-moldados e terá seis metros de largura, por 2,50 metros de altura.

- O canal da Antônio Curvelo Benjamim tem grande importância na captação das águas pluviais dessa região, que sempre vivenciou alagamentos em época de chuvas. As placas pré-moldadas que vão compor o canal já estão construídas, no canteiro de obras da empresa, e a expectativa é de que as obras do canal comecem na próxima semana. Recebemos a autorização da secretaria de Meio Ambiente para o corte das árvores e já providenciamos a contrapartida. Inicialmente as árvores serão podadas e, depois, será efetuada a retirada das mesmas, disse o engenheiro.

Em relação às obras de instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santa, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, colocou que a prefeitura está ainda aguardando a liberação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), responsável pela linha férrea, para que as obras comecem.

- Estamos aguardando a liberação provisória da FCA para dar início às obras de instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, na subida do Morro de Santana, no Miramar, disse Tadeu Campos, ressaltando mais uma vez a importância dessas obras para o município.