Água Limpa: nova ponte começa a ser instalada esta semana

21/06/2009 19:09:07 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Será a terceira ponte pré-moldada sobre o Canal da Fábio Franco do programa de macrodrenagem

A partir desta semana, a prefeitura de Macaé dará mais um passo no Programa Água Limpa, de macrodrenagem da cidade, com instalação da terceira ponte sobre o Canal da Fábio Franco. A ponte será instalada na passagem de nível próxima ao Terminal Central e Comunidade da Linha, nos Cajueiros.

- Tudo está pronto para iniciarmos o trabalho, faltando apenas liberação da passagem de nível pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). A mobilização já foi efetuada, as placas estão no local, assim como os equipamentos”, disse o engenheiro Edilson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras do Programa Água Limpa, dizendo que todas as placas pré-moldadas já estão concretadas e prontas no canteiro de obras da empresa, na Avenida Evaldo Costa, próximo ao Sentrinho.

Sobre a liberação da passagem pela FCA, o engenheiro colocou que, no início da próxima semana, um representante da ferrovia virá a Macaé para a liberação. Ele disse que a empresa está recebendo todo apoio da Mactran, que estará pronta para desviar o trânsito no local para a realização das obras.

Para o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, as intervenções nessa passagem de nível serão mais complicadas do que as feitas nas duas pontes já instaladas pela prefeitura sobre o canal, mas o apoio da Mactran será fundamental, desviando parte do trânsito, possivelmente para a passagem de nível próxima ao Parque da Cidade.”Sabemos que a intervenção nesse local será mais complicada para o trânsito na cidade, mas a obra é necessária e a população vai entender e colaborar”, disse o secretário.

A nova ponte pré-moldada terá 16 metros de comprimento por 5,20 de largura, como a instalada próxima ao Supermercado ABC. De acordo com Edílson Ferreira, o prazo de conclusão das obras é de dois meses, já descontadas as interferências, como chuvas. “Estamos com tudo pronto para começar e vamos buscar cumprir o prazo, para não impactar ainda mais o trânsito na cidade”, disse o engenheiro.

As pontes sobre o canal da Fábio Franco, que serão quatro, são os primeiros passos que a prefeitura dá no Programa Água Limpa lançado pelo prefeito Riverton Mussi, em 2008, com o objetivo de acabar com os alagamentos em diversos pontos da cidade, ampliar o saneamento básico de Macaé e a oferta de água. A prefeitura investirá R$ 277 milhões no programa, que tem prazo de conclusão de quatro anos. Nessa primeira fase, são investidos R$ 40 milhões de recursos próprios do município.

Após a instalação da terceira ponte, começarão as obras de colocação da quarta ponte, na passagem de nível próxima ao Morro de Santana. Com as quatro pontes no local, alargando a passagem das águas pluviais sobre o canal, começará outra etapa do programa: a abertura de um canal na Rua Antônio Curvelo Benjamim, que começa na Linha Vermelha próximo aos Cajueiros. O projeto para esse canal já está concluído pelo Consórcio CBPO/Zadar. Ele terá 6 metros de largura, por 2 metros de altura e vai complementar as obras realizadas no Canal da Fábio Franco, para recolhimento das águas pluviais. “Vamos recolher as águas da jusante para o montante”, disse Tadeu Campos.

Em seguida, será demolido e reconstruído o canal Ayrton Senna, na Avenida Evaldo Costa, que terá as mesmas medidas do canal da Antônio Curvelo Benjamim, tudo com o objetivo de aumentar a vazão das águas pluviais, acabando com os alagamentos em regiões mais baixas da cidade.

Tadeu Campos disse que a empresa responsável pelas ações do Programa Água Limpa, que tem a fiscalização da secretaria de Obras, está concluindo os estudos para a construção da nova elevatória na Télio Barreto, que vai complementar essa fase do programa. “Instaladas as pontes e construídos os novos canais, o Água Limpa continua com ações direcionadas à melhoria do escoamento de águas pluviais e do saneamento básico de Macaé”, afirmou o secretário.