Água: Macaé em festa para inauguração de obras

26/06/2008 16:54:42 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé e o governo do estado do Rio de Janeiro entregam nesta sexta-feira (27), às 13h, na Rua Alcides Mourão em frente ao CIEP da Aroeira, em Macaé, as obras de duplicação da adutora da Severina. A inauguração contará com a presença do governador do Estado, Sérgio Cabral e do prefeito Riverton Mussi. O evento terá ainda a presença do vice-governador, Luiz Fernando de Souza, Pezão, do presidente da Nova Cedae, Wagner Victor, do superintendente da Nova Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio Aguiar e de autoridades do município.

O projeto da Cedae para a duplicação da Adutora foi realizado em parceria com a prefeitura de Macaé e atenderá a 25 mil habitantes que não contavam com rede de água da Cedae, melhorando a qualidade do abastecimento de outros 100 mil habitantes do município.

As obras foram iniciadas em fevereiro. No dia 19 de fevereiro, foi assinado o convênio para a realização das obras, envolvendo prefeitura/governo do Estado, através da Nova Cedae, com a presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito. Na data, o governador anunciou que as obras seriam realizadas em 120 dias e o prazo foi cumprido.

O investimento do governo do Estado na duplicação da adutora da Severina foi de R$ 15 milhões. Na parceria, a Nova Cedae entrou com os equipamentos e a tecnologia e o governo municipal com o suporte e maquinários. A oferta da água distribuída ao município está sendo aumentada em 33%, ampliando o abastecimento na região em mais 13 milhões de litros de água por dia, atendendo a antiga reivindicação da comunidade macaense.

Foram assentados 7.500 metros de novas tubulações, com 600 milímetros de diâmetro. As novas tubulações foram assentadas entre o Rio Macaé, na captação de Severina, e a Estação de Tratamento de água do Morro de Santana.

A carência do abastecimento de água sempre foi considerado o maior problema de serviços públicos de Macaé. Resolver o problema da falta de água foi uma das principais reivindicações do prefeito Riverton Mussi junto ao governo do estado.

- A duplicação da adutora da Severina, aumentando a oferta de água na cidade, representa um marco para o município, já que a melhoria do abastecimento de água é uma obra esperada por toda a população macaense. Isso foi possível graças à parceria entre o governo municipal e o governo do Estado. A presença do governador Sérgio Cabral no município nesta sexta-feira (27) é uma prova de que essa parceria vem dando frutos, trazendo benefícios para Macaé, comentou o prefeito.

Hoje, todo o abastecimento de água na cidade é feito pela Cedae. De acordo com o superintendente da Nova Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio, serão tratados 650 litros de água por segundo e os primeiros bairros beneficiados com a intervenção serão os que se situam após a ponte Ivan Mundin, na Barra de Macaé.

- Com as obras inauguradas nesta sexta-feira, vamos partir para a segunda etapa, interligando os bairros situados depois da ponte da Barra. Além da própria Barra e da Nova Holanda, serão beneficiadas várias localidades, como Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda de Baixo, de Cima e Planalto, Recanto da Paz, Jardim Esperança, Vivendas do Barreto, Barreto Praia, Engenho da Praia e Lagomar – disse Marcos Túlio.

Sobre a melhoria do abastecimento nos bairros, Marcos Túlio esclareceu que nos locais onde já existem as ligações domiciliares, as linhas serão reforçadas. Nas localidades que ainda não contam com rede de abastecimento de água, a Cedae, em parceria com a prefeitura, vai instalar as ligações domiciliares. “Quando esse serviço estiver concluído e as comunidades já abastecidas, o restante da cidade será atendido”, disse Marcos Túlio.