Água: prefeitura inaugura ETA de Córrego do Ouro nesta sexta

18/06/2008 15:11:52 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Na sexta-feira (20), às 11h, o prefeito Riverton Mussi estará em Córrego do Ouro, entregando à comunidade a Estação de Tratamento de Água (ETA). A ETA de Córrego do Ouro passou por testes finais, que aprovaram a qualidade da água que a população do distrito receberá a partir da inauguração.

Com a construção da unidade, a prefeitura atende antiga reivindicação da comunidade, cumprindo projeto do programa de governo do prefeito de levar à região serrana de Macaé água e saneamento básico, para garantir melhor qualidade de vida à população. Com o funcionamento da ETA, os moradores do distrito vão receber água de qualidade e em quantidade suficiente.

Na manhã desta quarta-feira (18), o presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral, responsável pela construção da Estação, acompanhado pelo diretor de Saneamento Ambiental, Carlos Renato Mariano, e do técnico de Saneamento, Pablo Caetano, estiveram na ETA de Córrego do Ouro, numa vistoria final nas obras. “Está tudo pronto para a inauguração na sexta-feira”, disse Cabral.

Na visita, a equipe esteve no reservatório de água tratada, localizado no ponto mais alto da Estação. O reservatório tem capacidade de armazenar 150 mil litros de água e é dele que desce a água já tratada na ETA para a rede de distribuição. Foi constatado que a pressão é suficiente para abastecer toda a rede. A água desce do reservatório para a rede por gravidade, que é o método mais econômico.

De acordo com José Carlos Cabral, em Córrego do Ouro foi construído todo um sistema de captação, tratamento e distribuição de água. “Não foi construída apenas a Estação, mas toda a captação e a rede de distribuição, já que o distrito não contava com rede para levar a água até as residências”, disse Cabral.

- Com essa ETA, a prefeitura avança no saneamento básico da região, mas o compromisso do prefeito não termina aqui, pois há outros projetos para levar o tratamento de água ao Sana, de esgoto e água para o Frade, de água à Glicério e ainda tratamento de esgoto em Trapiche e Córrego do Ouro. Nunca se investiu tanto em saneamento básico em Macaé, disse Cabral.

De acordo com técnicos da Environ Quip, empresa que trouxe a tecnologia para a construção da ETA, a estação foi construída dentro dos parâmetros necessários para o seu funcionamento e a água, captada no Rio do Ouro, é de ótima qualidade, com turbidez baixa e PH excelente. Com a estação funcionando, a qualidade tem que ser acompanhada diariamente, para garantir a potabilidade da água distribuída à população.

A ETA de Córrego do Ouro foi construída em parceria entre a Emhusa e a secretaria do Interior. A Estação é auto-lavável - não precisa de bomba para lavar os filtros. A água limpa entra e lava os tanques da ETA, que conta com canal de mistura de produtos químicos, câmaras de floculação, decantação e filtração. Depois que passa por todas as câmaras, a água recebe a pós-cloração e, se for necessário, alcalinizante para manter o PH e aí é distribuída para a população.