Aids: ação visa aumentar o diagnóstico precoce

04/12/2008 14:28:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Termina nesta sexta-feira (5) a Campanha de Conscientização e Diagnóstico da Aids, promovida pelo Programa DST/Aids da secretaria Especial Saúde de Macaé, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Segundo dados da coordenação do programa, nos três primeiros dias foram realizadas 238 testagens, o dobro do que é realizado por mês.

A coordenadora do programa, Vera Andrade, lembra que este trabalho é feito durante todo ano no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), mas que neste período as ações são intensificadas. "Estamos recebendo pessoas de todas as idades, inclusive de outros municípios e estados", disse.

Este ano, o tema da Campanha do Ministério da Saúde é voltado para homens com mais de 50 anos. A finalidade é que esta população seja incentivada a realizar o teste, pelo índice de contaminação que vem aumentando nesta faixa etária.

Vera ressalta que as pessoas que forem fazer o exame, na parte da manhã, não devem ingerir alimentos gordurosos como leite, queijo e manteiga. Já quem for após o almoço deve fazer uma refeição leve e não se alimentar durante quatro horas antes do exame.

De acordo com a gerente do CTA, a psicóloga Júlia Abreu, o Ministério da Saúde estima que, pelo menos 255 mil brasileiros estejam infectados pelo vírus da aids e ainda não fizeram teste. Para reverter esta situação, estão sendo oferecidos durante esta semana o teste rápido anti-HIV. "A iniciativa, tem como objetivo ampliar o diagnóstico da infecção pelo vírus da aids, que hoje é feito de forma tardia em cerca de 40% dos casos, segundo o Governo Federal", explicou.

Júlia explicou que o teste amplia o acesso aos exames. "Quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento, melhores os resultados em relação à qualidade de vida e sobrevida do paciente", avalia. O CTA realizará ainda os testes de Hepatites B e C e Sífilis. O Programa Municipal DST/Aids funciona na rua Velho Campos, 354 no Centro.