Ajuda de Baixo com atenção especial nesta segunda-feira

22/09/2008 17:35:37 - Jornalista: Lourdes Acosta

Mulheres, idosos e portadores de necessidades especiais da Ajuda de Baixo estão tendo uma atenção especial nesta segunda-feira (22). É que a secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano prossegue realizando ao lado do PSF daquele bairro, ações itinerantes que consistem em orientação, informação e encaminhamentos.

No local, três secretarias Executivas (do Direito da Mulher, do Idoso e de Assistência Social) oferecem serviços que visam à melhoria da qualidade de vida. O trabalho, que começou nesta segunda-feira, é formado por equipes multidisciplinares compostas de assistentes sociais, psicólogas e advogadas.

- Disponibilizamos atendimento às mulheres vítimas de violência ou de alguma discriminação. Ela é acolhida, atendida e acompanhada pela equipe que busca recuperar sua auto-estima, fomentando sua inclusão social através de estratégias que promovam o rompimento do ciclo de violência e a redução dos índices de violência contra a mulher, disse Viviane Vitorino, Coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Órgão ligado ao NUAM – Núcleo de Atendimento à Mulher.

Políticas comunitárias – Assim como no bairro da Ajuda de Baixo, a equipe multidisciplinar do NUAM tem levado serviços e projetos como o programa Pérola de Mulher, disque-mulher, renda mulher e muitos outros, até a comunidade – associações, igrejas e CRAS – Centro de Referências de Assistência Social. “Levamos também capacitação às mulheres com o objetivo de geração de renda, com cursos de salgados, artesanato e muitos outros”, frisou Vitorino.

A ação de cidadania que nesta quarta-feira (24) estará na Ajuda de Cima inclui a Melhor Idade. A secretaria Executiva dos Direitos do Idoso tem informado quais são os direitos do idoso com campanhas como “Idoso no Lar”, “Mudando de Ótica” e “O Idoso tem Direito a ter Direitos e a saber usufruí-los”.

A campanha Idoso no Lar, premiada na última Conferência do Idoso através das melhores redações dos estudantes da Rede Municipal de Ensino conscientiza sobre o papel do idoso. “A qualidade de vida dos idosos deve ser preservada. Os que moram em seus lares e assistidos por seus familiares adquirem condições para preservar seu equilíbrio afetivo”.

Portadores – Os portadores de necessidades especiais também estão sendo atendidos com encaminhamentos. Até agora, seis portadores já foram encaminhados para o mercado de trabalho.

- O que dificulta a inserção dos portadores no mercado de trabalho é a falta de qualificação muito exigida pelas empresas. Assim sendo, temos encaminhado os mesmos para se capacitarem em cursos e até mesmo para o supletivo da secretaria Especial de Educação, garantiu Clara Carvalho, do Serviço Social.