Ajuda: obras vão melhor abastecimento no bairro

19/04/2008 15:45:23 - Jornalista: Simone Noronha

Durante vistoria pela cidade para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos de limpeza após a chuva, o prefeito Riverton Mussi garantiu aos moradores do bairro Ajuda de Baixo que até julho o problema do abastecimento de água no bairro estará resolvido. O prefeito conversou com um grupo de moradores, que trabalho da prefeitura e que estava preocupados com o rompimento de uma tubulação da Cedae e de dezenas de ligações clandestinas no canal que corta o bairro.

- A obra que estamos fazendo em parceria com o Governo do Estado, através da Nova Cedae, vai acabar de vez com essas ligações clandestinas, que não serão mais necessárias. A ampliação da adutora de água bruta vai aumentar em 33% o volume de água para Macaé, o equivalente a 13 milhões de litros de água por dia. No caso da Ajuda de Baixo, que já tem a rede de distribuição pronta, o problema será resolvido mais rápido, pois a pressão vai aumentar, jogando a água diretamente para a rede. As obras devem estar prontas em julho, explicou o prefeito, que esteve no bairro com os secretários de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, de Obras, Mário Bucker, e de Comunicação, Romulo Campos.

Por estar em uma área de baixada, a Ajuda é um dos bairros da cidade que também sofre com alagamentos. Na última quarta-feira (16), para evitar que as ruas ficasse mais alagadas, os moradores abriram por conta própria a pista que corta o canal do bairro, por onde escoa toda a água vinda de áreas como o Jardim Franco e a Ajuda de Cima. Mas durante a abertura do canal, uma tubulação da Cedae foi rompida, deixando boa parte do bairro sem água.A Cedae já está trabalhando na recuperação da tubulação.

Além disso, por determinação do prefeito, será colocada uma manilha maior no canal, o que vai facilitar o escoamento da água. “Já providenciamos a manilha. Agora vamos torcer para não chover mais e para podermos colocá-la o mais rápido possível”, comentou Riverton.

O prefeito comentou que o problema da Ajuda de Baixo é o mesmo dos canais da Avenida Evaldo Costa, a antiga Ayrton Senna, no Sol y Mar, e do canal da Fábio Franco, que são estreitos para escoar o grande volume de água da chuva. O prefeito lembrou ainda que os dois canais serão alargados durante o programa de macrodrenagem Água Limpa, cujas obras começam no dia cinco de maio. O lançamento do projeto será na próxima quinta-feira (24), às 19h, na escola Sentrinho, no Sol y Mar.