Alterações de trânsito garantem mais segurança e fluidez na Amaral Peixoto

30/04/2009 16:12:39 - Jornalista: Luciene Rangel e Juliana Carvalho

Foto: Ana Chaffin

Mudanças visam diminuir retenções de veículos na via expressa

A prefeitura iniciou nesta quarta-feira (29) as alterações de trânsito na Praia Campista. Agora os condutores que passam pelas Avenidas Nossa Senhora da Glória e Guadalajara, na Praia Campista, não poderão mais realizar a conversão à esquerda nos acessos à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). A alteração realizada pela secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Mactran, busca garantir mais segurança e diminuir retenções de veículos na via expressa.

No primeiro dia de modificação os motoristas que passaram pelo trecho não encontraram dificuldade. Para o inspetor de trânsito, João Cordeiro, que esteve auxiliando a operação, esta fase de adaptação pode gerar alguns transtornos que serão solucionados tão logo as pessoas se acostumem.

- Tivemos alguns questionamentos dos motoristas, o que é natural já que toda novidade traz alguma resistência inicial, que acaba quando se percebe os benefícios que isto pode trazer -, afirma.

Durante o período inicial, agentes de trânsito estarão no local auxiliando os condutores que passarem pelo trecho que está sinalizado com cones. O monitoramento dos resultados da alteração do local está sendo feito pela equipe da diretoria de fiscalização de trânsito da secretaria.

Os acessos que estão com o contorno proibido à esquerda estão localizados nos seguintes pontos: Avenida Guadalajara – próximo a rua Alfredo Augusto Bacelar; e na Avenida Nossa Senhora da Glória – em frente a rua Lafayete Vieira e no acesso na rua E.

Furto de cones

Na manhã desta quinta-feira (30), os agentes de trânsito responsáveis pela operação na Praia Campista constataram o furto de cinco cones sinalizadores, sendo três pequenos e dois de um metro de altura. O furto do material tem sido constatado como uma rotina, fato que levou a secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, meio da Mactran, a adquirir modelos maiores e mais pesados a fim de coibir esta ação.

- É frequente o furto de cones usados na sinalização do trânsito, o que avaliamos como surpreendente uma vez que há cidadãos agindo contra o próprio patrimônio municipal da qual são co-responsáveis. Na operação da Praia Campista lançamos mão de equipamentos maiores e mais pesados e, mesmo assim, verificamos a retirada de alguns cones -, disse o diretor de Fiscalização de Trânsito, Fabrício Pralon.