Alunas dos cursos Mão na Massa usam técnicas para ajudar comunidade

29/09/2009 09:44:16 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

As alunas com o professor Daniel, que ensina instalação elétrica

Aliar as técnicas aprendidas nas aulas práticas à possibilidade de ajudar outras pessoas. Isso é o que têm feito as alunas dos cursos do projeto Mão na Massa, oferecidos pela Secretaria de Educação, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). As alunas se uniram para trabalhar ajudando amigos e conhecidos a reformar e construir suas casas. Elas irão participar da formatura do Cetep nesta quarta-feira (30), às 19h, na Cidade Universitária.

De acordo com a aluna Vânia Lucia de Sousa Lucas, a idéia surgiu com a necessidade de dar continuidade às aulas práticas. “É uma ótima forma de praticarmos o que aprendemos durante as aulas do curso e, ao mesmo tempo, ajudar quem não tem condições de pagar mão-de-obra para fazer esse tipo de serviço”, explicou. “Já tenho sido procurada por algumas pessoas que souberam que eu estava no curso, que me pediram para fazer esses serviços. Acho que vai ser muito bom para aperfeiçoar as técnicas”, completou Josélia Mesquita Motta de Oliveira.

Além de aluna, Josélia é proprietária da residência onde estão sendo realizadas as aulas práticas. Ela e o marido, João Batista de Oliveira, comentam como foi importante a escolha do local para as aulas práticas. “Estamos com o orçamento apertado, e por isso, tudo que está sendo feito aqui é muito bem vindo.”, disse José. Durante o curso as alunas colocaram massa na parede da sala, pintaram as paredes da fachada, passaram verniz nas portas e janelas, e fizeram a instalação elétrica de parte da casa. “Eu já vinha fazendo algumas coisas em casa. Me inscrevi em todos os cursos para aprender as técnicas. Mas sem dúvidas, as aulas aqui estão sendo uma grande ajuda”, comentou Josélia.

Professor também é beneficiado com o projeto

Além dos alunos, os professores dos cursos também começam a notar diferenças em suas vidas. É o caso de Daniel de Paula, professor de eletricidade. Descoberto durante uma visita à Pousada da Cidadania, onde são oferecidos cursos para ex-moradores de rua, Daniel logo foi convidado para integrar a equipe de professores do Centro.

- Graças à oportunidade que me deram no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), hoje não vivo mais na Pousada da Cidadania. Aluguei uma casa no Miramar e abri meu próprio empreendimento: Daniel de Paula Reforma, que faz instalações e consertos (elétrica, hidráulica e gás). Foi essa oportunidade de dar aula que me trouxe a possibilidade de poder fazer o que mais gosto.

Para Daniel, dar aulas, especialmente para mulheres, foi uma experiência enriquecedora. “Aprendi também com as alunas. Comecei dando aula na Pousada da Cidadania para os outros residentes, mas dar aulas para mulheres foi bem diferente. São mais atenciosas, dedicadas e caprichosas. Percebi que elas têm mais atenção aos detalhes. Além disso, a maneira de falar e interagir também são diferentes. Adorei a oportunidade de estar inserido neste projeto”.