Alunos avançam na Olimpíada Brasileira de Matemática

19/08/2015 10:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Olimpíada ajuda a popularizar a Matemática

A rede municipal de ensino classificou estudantes de 17 escolas municipais da área central e região serrana para a segunda fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em Macaé, cerca de dez mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram no mês de junho da avaliação.

Os professores dos alunos classificados devem se inscrever na segunda etapa até o dia 11 de setembro. No site oficial da Olimpíada Brasileira de Matemática é possível conferir a relação das escolas e o local de aplicação da segunda etapa, que vai acontecer no dia 12 de setembro. Já a divulgação dos vencedores da prova está prevista para o dia 27 de novembro.

A primeira etapa da avaliação foi aplicada em 21 escolas do ensino municipal, incluindo o Colégio Aplicação (CAp). A prova abrangeu questões de lógica, geometria e aritmética. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, Macaé conta com alunos de destaque na OBMEP e em outras avaliações. Ele pontua ainda que a classificação para a segunda etapa é um incentivo para alunos, professores e dirigentes das unidades municipais, que vão se dedicar ainda mais ao processo de ensino e reforço da qualidade da educação.

O secretário, que também é professor de Matemática, elogia a prova. "Este é mais um incentivo ao estudo da disciplina de Matemática. Registramos que a maior parte dos alunos não aprecia o estudo da matéria. Esta avaliação é importante, pois permite que a matemática se torne mais popular. A intenção é destacar potencialidades”, disse.

Guto Garcia frisou que a expectativa do município é continuar com a trajetória de conquistas de medalhas e menções honrosas.

A prova é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Premiação - A OBMEP vai premiar 6,5 mil estudantes, sendo 500 com medalhas de ouro; 1,5 mil de prata; e 4,5 mil de bronze. Além disso, também haverá premiação com menções honrosas e premiação para professores. Os professores e estudantes vencedores também ganharão placas de homenagem. Também está prevista a distribuição de softwares relacionados ao ensino da matemática e troféus para as escolas que apresentarem melhores desempenhos.