Alunos da Cidade Universitária capacitados para Incubadora de Cooperativas da UFRJ

30/04/2009 18:59:43 - Jornalista: Douglas Fernandes

Os Alunos da Cidade Universitária de Macaé selecionados para atuarem no projeto “Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares” participaram esta semana de uma capacitação para auxiliar no processo de implantação do programa em Macaé. A proposta é oferecer suporte à formação de empreendimentos solidários, alternativas de trabalho, renda e cidadania para indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica. A iniciativa tem a parceria de Prefeitura de Macaé, Secretaria de Educação e Desenvolvimento Econômico.

A capacitação contou com a presença de representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) do coordenador do CENTREXS (Coordenação de Extensão Universitária e Sociedade da FUNEMAC), Dauro Franco, e do Técnico de Incubação, Fabrício Vilas, funcionário do COPPE (UFRJ). Os cinco alunos selecionados receberam treinamento do funcionário do COPPE que apresentou todo o projeto geral da Incubadora e o atual processo de implantação.

Dauro Franco informou que a capacitação teve como objetivo apresentar aos alunos detalhes do processo de incubação. “Ele consiste no mecanismo que conduz todo processo de incubação dos grupos assistidos. Dessa forma estarão familiarizados com todo o funcionamento da Incubadora”, disse.
Para ele, os municípios de Macaé e Campos estão em etapas próximas e o objetivo é fazer com que as duas cidades trabalhem no mesmo nível. “Acredito que o sincronismo nesse processo é um fator positivo e estamos aqui para oferecer o suporte necessário para que isso aconteça”, explicou.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) é um programa de extensão universitária do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que juntamente com o município está implantando suas atividades na região. Macaé e Campos são as duas cidades que passam pelo processo de estruturação.

O ITCP tem como público-alvo, trabalhadores desempregados pessoas que estão saindo do mercado formal de trabalho e ingressando no mercado informal; usuários do sistema de saúde mental e grupos de catadores de lixo.

Ao final da capacitação foram definidas novas diretrizes a serem executadas para que o processo de implantação da Incubadora de Cooperativas inicie suas atividades nos próximos meses.