Alunos da Escola de Artes Municipal e da Rachel Reid assistem a concertos no Rio

11/06/2008 11:36:09 - Jornalista: Andrea Lisbôa

Alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e da Escola Estadual Rachel Reid, com apoio da Fundação Macaé de Cultura (FMC), assistiram sexta-feira (6), na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, aos concertos das pianistas Claire Désert e Clélia Iruzun, que executaram peças de Beetthoven, tema do segundo Rio Folle Journée. Do programa, constaram : Integral das Sonatas para piano, Sonata nº 6 em fá M op. 10 nº2, Sonata nº 24 em fá sustenido M op. 78 "À Teresa", Sonata nº 21 em dó M op.53 e "Aurora".


Segundo a presidente da Fundação, Conceição de Maria, os alunos assistiram aos concertos para apreciar a performance das pianistas na execução de Beethoven, um dos mais influentes compositores do século XIX, e aprender em um dos mais importantes momentos da música clássica no Brasil.

O diretor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Bruno Py, comentou o programa. “O mais interessante da experiência é estar numa sala de concerto, onde você percebe o comportamento dos espectadores em relação ao silêncio que deve ser feito, a concentração da audição, a diferença do som nesta sala. Além disso, a oportunidade de dividir e trocar com os amigos o que se assistiu”.

Os alunos consideraram a oportunidade de vivenciar o ambiente da música clássica e de estar em contato com profissionais da área gratificante. “Adquirimos uma noção técnica, cultural e estética. Fiquei mais perto dos meus sonhos”, declarou o estudante de piano de 20 anos, Anderson Gomes.

O último Rio Folle Journée aconteceu em 2007, com 39 concertos de grande sucesso. Este ano, a temporada, que superou as expectativas dos organizadores, teve início dia 4, com o concerto da Orquestra Sinfônica Nacional, regida por Ligia Amadio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e palestra no Centro Cultural Justiça Federal.

O projeto, patrocinado por Furnas e Bradesco Seguro e Previdência, com o apoio dos governos Estadual e Federal, apresentou, quinta-feira (5), diversos concertos na Sala Cecília Meireles, na Igreja N.S. do Carmo da Lapa e Auditório de Furnas. Dias 6, 7 e 8, as apresentações prosseguiram nestes espaços, incluindo o Teatro do Anexo do Municipal, o Auditório Guimar Novaes e o auditório do BNDES.