Alunos da rede municipal de ensino se preparam para o ENEM 2009

17/07/2009 16:45:43 - Jornalista: Douglas Fernandes

Com o encerramento das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nesta sexta-feira (17) os alunos da rede municipal de ensino aumentaram a preparação para a avaliação que ocorrerá em outubro. O Exame este ano servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. A prova acontecerá nos dias três e quatro de outubro.

A prova terá 180 questões. No primeiro dia haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão 4h30m para terminar a prova. No segundo dia, serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30min para a resolução dos exames.

A coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Educação, Silaine Matos, disse que outra mudança importante no Exame se refere a certificação do Ensino Médio. Os alunos maiores de 18 anos poderão se inscrever para essa modalidade até domingo (19) até às 23h59m. “Para isso, o interessado em se certificar neste nível de ensino deve se inscrever e realizar a prova exatamente como os demais, para que depois, munido de seu boletim individual de desempenho, busque os caminhos formais para a certificação”, disse.

Com a certificação obtida na secretaria de educação de sua região, o participante do Enem pode pleitear vagas oferecidas por instituições de educação superior e por cursos profissionalizantes pós-ensino médio. Assim, não haverá mais necessidade de realização de duas provas, como Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e Enem para ingresso em um curso superior. Algumas instituições usarão o Enem como critério único para a seleção. Outras adotarão o exame apenas como primeira fase, como parte da nota ou apenas para preenchimento das vagas remanescentes.

As escolas da rede que possuem o ensino médio preparam os alunos para as avaliações do ENEM desde o primeiro ano do ensino médio, pois o conteúdo é o mesmo, a diferença é que será cobrado a capacidade de raciocínio do aluno. Em Macaé, as escolas municipais que vão participar do ENEM são Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Colégio Municipal Professora Maria Letícia dos Santos Carvalho, Colégio Municipal Pedro Adami, Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, Colégio Municipal Professor Samuel Brust, Colégio Municipal do Sana e Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges.

As instituições do ensino superior da rede instaladas na Cidade Universitária adotaram o ENEM em seus vestibulares. A UFRJ adotará o ENEM como primeira fase. A UFF utilizará para compor parte da nota da primeira fase. Também servirá de bônus de 10 a 15% para compor a nota da segunda fase dos alunos da Rede Pública. Já a FeMASS reserva um percentual das vagas para os alunos que fizeram ENEM. Se não conseguirem entrar com a nota do ENEM, tem o direito de fazerem o vestibular regular e tentarem a classificação.