Alunos da rede municipal de ensino visitam Parque Atalaia

22/09/2008 15:14:00 - Jornalista: Cláudia Liese Massad

O grupo da gerência de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé, acompanhou segunda (22), um grupo de alunos do Pré-II, da Escola Municipal Ana Benedita, para conhecer a área física do Parque Municipal do Atalaia. O passeio é parte de um Programa de intercâmbio entre a Guarda Ambiental e as Escolas públicas, com objetivo de conscientizar os estudantes da importância da preservação do meio ambiente.

O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Luiz Cláudio Costa, recebeu as crianças na sede da autarquia. Costa falou sobre a importância da preservação do meio ambiente e levou os alunos para conhecer o Canil da Guarda.

O coordenador do Grupamento Independente de Cães (GIC) da Guarda Municipal de Macaé, Eugênio Bezerra, falou sobre o trabalho realizado com os cães.

O responsável pela gerência de Meio Ambiente da Guarda, Madson Nazareno falou sobre as queimadas que trazem grande prejuízo à flora e a fauna e o dever de preservação para que se tenha um ambiente natural e sadio. Madson deu dicas de como os jovens devem agir para que o meio ambiente seja protegido; explicou o trabalho realizado pela equipe, que é de fiscalização; apreensão de rede de pesca que não estejam dentro dos padrões permitidos e armadilhas para animais silvestres, combatendo a caça predatória. Ele explicou também sobre os resgates de aves marinhas, que nesta época chegam às praias da região trazidos por correntes marinhas e, por isso, precisam de cuidados especiais.

A professora Cleyd Amaro informou que o tema sobre meio ambiente este mês na escola é “Cuidar bem do meio ambiente”, e as crianças mostraram interesse em conhecer de perto plantas e animais nativos.

- É muito importante para os pequenos estarem em contato com as plantas e animais. A Guarda Ambiental proporcionou os meios para que isso acontecesse. As crianças confiam nos agentes e nós ficamos seguras em contar com seus conhecimentos da área, disse Cleyd.