Alunos da rede municipal fazem Provinha Brasil

12/03/2009 17:00:41 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Ana Chaffin

Ao todo, 3500 alunos fizeram a Provinha

Cerca de 3,5 mil alunos do segundo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Macaé fizeram nesta quinta-feira (12) a Provinha Brasil, avaliação de Alfabetização Infantil elaborada pelo Governo Federal para auxiliar professores e gestores a melhorar os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos. Segundo o subsecretário do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Sol Grey, 141 turmas de 45 escolas fizeram a Provinha Brasil.

Professores das turmas, supervisores, orientadores pedagógicos e coordenadores participam da aplicação das provas. A proposta do Governo Federal este ano é de um novo ciclo da Provinha Brasil que à semelhança de 2008, será implementado em duas etapas. No teste número 1 da Provinha Brasil 2009 o aluno recebe 28 páginas, incluindo a capa e 24 questões de múltipla escolha.

A aplicação da Provinha Brasil é de responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de educação, que devem planejar a sistemática de como aplicar e corrigir os testes assim como interpretar, utilizar e divulgar os resultados.

A Provinha Brasil foi criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e de universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC.

A secretária de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, disse que nesta primeira fase da Provinha Brasil 2009 o objetivo é realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças após um ano de estudo, de maneira que o resultado possa apoiar o trabalho do professor.

Para a professora Maria Cristina, esta é uma ótima oportunidade de avaliação do aprendizado e dos métodos aplicados. A aluna Ana Carolina dos Santos estava contente em ter feito a Provinha. “Acho que acertei quase tudo”.

No final deste ano, o Inep vai disponibilizar o Teste 2 da Provinha Brasil para comparar com os resultados obtidos neste primeiro momento da avaliação, identificando avanços e eventuais limitações que ainda persistirem.