Alunos da rede municipal participam do Projeto Educação no Trânsito

22/10/2009 16:22:02 - Jornalista: Joice Trindade

Envolver os estudantes na conscientização de trânsito. Este é o objetivo do projeto de Educação no Trânsito, que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está participando em parceria com a Secretaria de Mobilidade UrbanaMactran. Onze escolas da rede municipal de ensino estão se integrando a programação desde o mês de abril. A expectativa é atingir 14 mil alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade até o final do ano.

A primeira etapa do projeto foi a distribuição de cartilhas de orientação sobre o trânsito. Além disso, o programa se estende para realização de palestras e apresentações de fantoches e peças teatrais. Nesta sexta-feira (23), haverá palestras ministradas pelos agentes de trânsito da Mactran, no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, às 9h e às 14h. A programação é realizada todas terças e sextas-feiras.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria, o projeto idealizado pela ONG internacional Global Road Safety está dando mais do que certo. “Temos uma agenda organizada. Esta parceria está sendo fundamental para que os futuros motoristas e nossos alunos pedestres fiquem mais informados e sejam em suas casas e bairros multiplicadores destas orientações de trânsito. A Semed está cumprindo sua meta”, explica.

Agenda- Até o dia 27 de novembro, oito escolas da rede municipal vão fazer parte do projeto. As unidades são em pontos diversificados como os bairros da Barra, Centro, Aeroporto e Córrego do Ouro (Colégio Municipal Pedro Adami).
No decorrer da programação o teatro de fantoche é uma das ações que está atraindo da garotada na tenda da Mactran. Na quarta-feira (21), foi a vez do Colégio Municipal Engenho da Praia. De forma interativa os personagens destacaram o que é adequado se fazer no trânsito.

Além disso, uma peça teatral também foi encenada no Teatro Municipal no mês de setembro. Segundo Conceição de Maria, a proposta de todas estas atividades é levar noções de cuidados no trânsito para que os estudantes sejam cidadãos mais conscientes dos papéis de pedestres e motoristas.


Escolas sinalizadas- Unidades situadas em ruas com possibilidades de maior incidência de acidentes vão se transformar nas escolas sinalizadas. São elas: creche Arléa Carvalho José, na Aroeira; além das escolas Jacyra Tavares Duval, no Novo Cavaleiros, e Engenho da Praia, no balneário Lagomar.

A previsão é que até o final do ano as vias das adjacências destas escolas sejam reforçadas com faixas de pedestres e sinalização. “Este reforço tem a intenção de melhorar orientar nossos alunos e motoristas que passam pelas adjacências destas unidades”, destaca a subsecretária.