Alunos da rede municipal premiados na Olimpíada de Matemática

17/02/2009 10:12:37 - Jornalista: Waleska Freire

Dezesseis alunos do Ensino Fundamental e dois do Ensino Médio da prefeitura de Macaé foram premiados na IV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2008), cujas provas foram realizadas em duas fases no ano passado, nos meses de agosto e novembro.

O resultado da Olimpíada foi divulgado na última semana. Do Nível II, dois alunos da rede municipal foram premiados com medalhas de bronze: Ottávio de Azevedo Oliveira, do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, e Jonas Pereira da Silva, do Ciep Maringá. Outros 16 alunos receberão Certificados de Menção Honrosa.

Entre os alunos inscritos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Macaé, 477 foram aprovados para a segunda fase, realizada em novembro de 2008, sendo 238 do Nível I, 157 do Nível II e 82 do Nível III. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma competição nacional realizada anualmente entre as escolas municipais, estaduais e federais seguida de aperfeiçoamento para alunos e professores.

A Olimpíada é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Segundo a Coordenadora de Matemática da Secretaria de Educação do sexto ao nono ano, professora Norma Tanus, é muito importante o incentivo à participação dos alunos por parte dos professores. “A Olimpíada oferece oportunidade para o aluno de criar novos vínculos com a escola, de mudar as atitudes com relação à Matemática, além de promover a auto-confiança e a auto-estima”, lembrou.

A coordenadora ressaltou a importância da divulgação dessas premiações pelas respectivas escolas junto à comunidade como incentivo à participação de outros alunos que ainda não se motivaram. "As inscrições para a OBMEP 2009 estão previstas para o mês de abril", destacou.

Os principais objetivos da Olimpíada são estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Dela podem participar alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – a partir dos anos finais do Ensino Fundamental (sexto ao nono ano) e do Ensino Médio.
As provas são aplicadas em duas fases e os participantes divididos em três níveis: Nível 1 (alunos do sexto e sétimo anos), Nível 2 (alunos do oitavo e nono anos) e Nível 3 (alunos do Ensino Médio).Os alunos são premiados com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de serem concedidos Certificados de Menção Honrosa e Bolsas de Iniciação Científica.

Também são premiados professores, escolas e Secretarias de Educação. Aos professores são oferecidos Cursos de Aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA – RJ). As escolas recebem kits para exibição audiovisual e livros para composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências. As Secretarias de Educação premiadas recebem troféus.